CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X
#end

Influencer viraliza nas redes sociais ao mostrar como se faz ‘refresco de pupunha’ na Colômbia

O vídeo da receita já acumula 2 milhões de visualizações no Instagram

Victoria Rodrigues
fonte

Reconhecida como fruta originária da Amazônia, a pupunha, além de ser um dos principais alimentos que movimentam a economia paraense, também é nativo e faz sucesso em outras regiões do mundo.

Na Colômbia, por exemplo, onde a pupunha é conhecida como "chontaduro", o influenciador digital Willian Tricolor surpreendeu pessoas de diferentes culturas ao mostrar como o fruto é cozido e preparado em forma de refresco com mel, canela e leite condensado.

Nos comentários da publicação, algumas pessoas compartilharam suas diferentes formas culturais de cozinhar a pupunha nos países. Na Costa Rica, uma seguidora contou que o fruto é chamado de “Pejibayes” e é geralmente cozido em água com apenas um pouco de sal. Depois que o fruto estiver pronto, a pupunha é servida com um pouco de maionese e acompanhada, na maioria das vezes, com um café. 

VEJA MAIS

image Frutas regionais têm alta de até 33% no primeiro semestre em Belém, aponta Dieese
Alta de preços afeta frutas típicas da região Norte, como pupunha, biribá e cupuaçu; feirantes e consumidores buscam alternativas para enfrentar reajustes

image Pupunha é paixão no paladar dos belenenses; confira como consumir a fruta de forma saudável
Fruta ajuda a prevenir tipos de câncer e doenças cardiovasculares

image Frutas nativas da Amazônia têm janela pequena de oferta, mas chamam a atenção de consumidores
Moradores de Belém dizem que não conseguem ficar sem comprar uxi, pupunha e tucumã. A safra dessas frutas é no primeiro semestre, então os clientes não têm acesso o ano todo.

Já no Panamá o nome também muda, a fruta é conhecida como "Pisbae" ou simplesmente "Pifá". Ao relatar essa curiosidade, uma pessoa ainda revelou que a pupunha é consumida logo após de fervida, de modo salgado, e que nunca havia visto a fruta ser preparada de forma doce, como se fosse um suco, apenas como ceviche.

Além dos comentários de outras nações, o público brasileiro também aproveitou a oportunidade para explicar como a fruta nativa da região amazônica é servida no território. “No Brasil, na parte amazônica tem muita pupunha no café, na merenda e até na janta. É muito bom!”, disse uma pessoa. “Pupunha, gosto dela, lembra muito um legume, tipo batata, abóbora. Então se colocar açúcar, acho que não fica bom não”, revelou outra. “Essa fruta é ótima para comer depois com café”, sugeriu uma terceira.

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Enderson Oliveira, editor web em Oliberal.com)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA