CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

CINE PE mostra a atualidade do cinema brasileiro em mais uma edição

Ismaelino Pinto vai acompanhar os seis dias de programação e mostrar os principais acontecimentos

Bruna Lima
fonte

Um dos principais festivais de cinema do país, o CINE PE – Festival do Audiovisual começou nesta sexta-feira (9). O Grupo Liberal está presente com a cobertura do jornalista Ismaelino Pinto que vai acompanhar os seis dias de programação e mostrar os principais acontecimentos. Quem quiser conferir vai poder acessar o conteúdo em oliberal.com.

De 9 a 14 de dezembro, o tradicional Cinema São Luiz é o palco para a exibição de produções de todo o país na Mostra Competitiva de Longas-Metragens, além dos seis filmes que integram a Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Pernambucanos e 12 da Mostra Competitiva de Curtas-Metragens Nacionais.

VEJA MAIS

image Filmes paraenses marcam presença no Festival de Cinema de Gramado
Jornalista Ismaelino Pinto fará cobertura especial do evento, considerado um dos mais importantes da América Latina

image Alter do Chão recebe festival de cinema
O Fest Alter tem expectativa de reunir 50 mil pessoas durante toda a semana

Os seis longas nacionais selecionados para a mostra competitiva foram “Vermelho Monet”, de Halder Gomes (SP); “Aldeia Natal”, de Guto Pasko (PR); “Gerais da Pedra”, de Paulo Junior, Gabriel Oliveira e Diego Zanotti (MG); “Casa Izabel”, de Gil Baroni (PR); “Um Outro Francisco”, de Margarita Hernández (CE); e “Rama Pankararu”, de Pedro Sodré (RJ) (veja abaixo a lista completa com mais detalhes).

A Mostra Hors-Concours exibe, na noite de abertura do CINE PE 2022, o documentário em curta-metragem "A Vida Secreta de Delly", de Marlom Meirelles (PE). Ainda nesta sexta (9), o festival presta homenagem a Sérgio Rezende, diretor de filmes como “Zuzu Angel” e “Salve Geral”, com a exibição do documentário “Leila Para Sempre Diniz”, rodado pelo cineasta em 1975. Por fim, dentro da Mostra Competitiva de Longas-Metragens, o primeiro dia do evento também traz a exibição de “Vermelho Monet”, de Halder Gomes.

Sobre a cobertura, Ismaelino Pinto diz que o festival além de ter tradição também é revelador e mostra o crescimento do audiovisual fora do eixo da região sudeste. "Por meio do festival é possível mensurar o quanto o cinema de Pernambuco é forte, vigoroso e vem fazendo história", destaca Ismaelino.

Das 26 edições, Ismaelino contabiliza 24 edições, ele começou fazendo para a TV Liberal, depois para o jornal O LIberal e esse ano, além do jornal impresso e portal, ele vai estrear nas redes sociais, mostrando bastidores e com entrevistas exclusivas.

"É muito importante participar de uma programação cultural que é referência no Brasil. Esse ano não temos produções paraenses na mostra, mas em edições anteriores vários cineastas e artistas paraenses já passaram por lá como Dira Paes e Jorane Castro", destaca Ismaelino.

A 26ª edição do CINE PE começa no Teatro do Parque, no dia 9. Nos dias 10 e 11, o evento aporta no Cinema São Luiz. De 12 a 14, as sessões voltam a ser realizadas no Teatro do Parque. Por mais um ano, a entrada para todas as sessões será gratuita.

O uso de máscara não será obrigatório, mas a produção chama a atenção para o crescente número de casos de Covid-19 no Estado e pontua a importância de se proteger contra a doença.

Realizado por Sandra Bertini, diretora da produtora BPE, o 26º CINE PE tem na curadoria dos filmes dois profissionais ligados ao audiovisual: a crítica de cinema, jornalista, criadora e editora-chefe do site Nervos Nayara Renaud e o crítico e programador do circuito Cine Materna Edu Fernandes.

Além da premiação oficial, o Canal Brasil oferece o Prêmio Canal Brasil de Curtas, no qual um júri composto por jornalistas e críticos de cinema escolhe o melhor filme de curta-metragem em competição. Além de ser exibido na grade de programação, o vencedor recebe o Troféu Canal Brasil e um prêmio de R$ 15 mil.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA