CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Gabeu funde viola e guitarra em releitura ousada de ‘Chitãozinho e Xororó’

Visual mais rebelde e fusão de estilos sertanejo e rock marcam novo lançamento do cantor

Amanda Martins
fonte

O cantor Gabeu anunciou o lançamento de uma nova versão da canção Chitãozinho e Xororó”, que chega às plataformas digitais no próximo dia 24 de julho. A faixa integra o projetoROCK BRAVO”, um EP dedicado a regravações de modas caipiras em uma nova roupagem sonora e estética. A composição de Athos Campos e Serrinha, que inspirou o nome da icônica dupla sertaneja, ganha uma releitura que mistura a tradicional moda de viola com elementos do rock e da guitarra elétrica.

VEJA MAIS

image Global Citizen 2025 vai ter Shakira? Entenda o novo anúncio sobre o Festival
Festival que reúne nomes da música em prol de causas sociais ocorre desde 2008 e terá uma edição especial em novembro, em Belém

image Prêmio Amazônia de Música prorroga inscrições até 26 de julho; veja como participar
Premiados serão conhecidos em cerimônia; Joelma é a artista homenageada da edição de 2025

image Cantora paraense homenageia Marília Mendonça em show especial em Belém
Repertório do show é pautado nos maiores sucessos de Marília, como intérprete e também como compositora

Gabeu revelou que, nesta nova versão, apostou na fusão dos dois instrumentos como protagonistas. “Na minha regravação, eu brinco com a mistura da moda de viola e da guitarra, que são os dois instrumentos principais. Tem até um solinho que é como uma batalha entre eles”, contou o artista ao Grupo Liberal. 

Segundo ele, a surpresa está justamente no contraste de atmosferas. “Em alguns momentos, a música é bem suave, em outros, bem pesada mesmo. O grande destaque é essa brincadeira de contrastes”, complementou. 

O cantor também compartilhou a conexão pessoal com a música, ouvida pela primeira vez ainda na infância. “Sempre achei essa música muito bonita. Escutei quando era criança e depois fui revisitá-la já adulto, percebendo melhor a poesia”, diz. 

Já o reencontro com a faixa aconteceu ao assistir à série “As Aventuras de José e Durval”, do Globoplay, que reconta a trajetória de Chitãozinho e Xororó. “Foi muito bonito ver eles pequenininhos cantando. Isso reacendeu em mim o desejo de incluir essa canção no projeto”,contou.

Além da proposta musical, a nova fase do projeto traz uma transformação visual marcante. Na capa já divulgada do single, Gabeu aparece com visual inspirado em estéticas adolescentes e rebeldes, trocando o chapéu sertanejo por um boné em estilo moicano. “Diferente de ‘Minas Gerais’, a gente abandona um pouco mais a figura do cowboy e vem com um estilo mais adolescente, rebelde e fã de rock. Até os looks mudam. É algo bem inovador”, afirmou o cantor. 

Carreira

Filho do cantor Solimões, da dupla Rionegro e Solimões, Gabeu é considerado um dos pioneiros do Queernejo, gênero que mistura sonoridade sertaneja com vivências LGBTQIA+ e resgata a cultura caipira por novas perspectivas. Desde o lançamento do single “Amor Rural” em 2019, Gabeu tem se destacado com um trabalho autoral e provocativo. Em 2021, lançou o álbum AGROPOC, indicado ao Grammy Latino como Melhor Álbum de Música Sertaneja.

Gaby Amarantos

No ano passado, o artista lançou a faixa “Clichê dos Amores” em parceria com a paraense Gaby Amarantos e a cantora drag Reddy Allor. “Foi muito gostoso trabalhar com a Gaby, porque ela é extremamente dedicada. Ela realmente se entregou ao projeto”, destaca Gabeu. 

Ele elogiou o envolvimento da artista desde a composição até o clipe. “A Gaby contribuiu em tudo, estava presente com a equipe e com a gente. Eu e a Reddy somos muito fãs dela, então foi um presente”, afirmou o artista. 

O cantor também comentou sobre o quanto Gaby o inspira a ousar. “Ela representa essa coragem de experimentar e misturar, algo que inspira todos que estão tentando fazer algo novo. Gravar uma música sertaneja com a gente foi prova disso. Ela não tem medo de ousar, e isso inspira”, disse. 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA