Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Festival de Cinema de Alter do Chão tem produções do mundo todo

Finalistas de mostras competitivas e paralelas foram divulgados ao público

Lucas Costa

O Festival de Cinema de Alter do Chão teve um recorde de inscrições para sua edição 2021, e este ano terá representantes de países de todo o globo. Os filmes selecionados tanto para a Mostra Competitiva quanto para a Mostra Paralela foram divulgados no último dia 12 de outubro, no site do evento: festivaldealterdochao.com.br.

O festival, marcado para ser realizado entre 8 e 12 de dezembro deste ano, tem um total de 97 filmes finalistas nas mostras competitivas, divididos nas categorias de longa-metragem, curta-metragem, documentários, animação e os produzidos com smartphones/celulares. As produções são provenientes de um total de 37 países, incluindo o Brasil.

A Mostra Paralela estará com 103 filmes de 45 países. As produções passeiam por diferentes temas: são 15 filmes sobre a pandemia de coronavírus; 45 de caráter experimental; 14 com temáticas LGBTQIA+; 48 com abordagens de temas ambientais, indígenas e amazônicos; 28 comunitários; 31 infantis; 22 de animação; além de 25 produções das mostras “Retratos Vivos” e “Um Olhar Além”.

O FestAlter 2021 terá ainda uma Mostra Especial do Cinema Francês, com 10 filmes que foram inscritos este ano e selecionados pela curadoria do evento. Além dessa diversidade de temas e países dando um painel amplo do cinema produzido no Brasil e no mundo, o festival traz ainda um recorte de 71 filmes de diretores estreantes, 56 feitos por alunos, 50 realizados por mulheres, além de filmes convidados e uma homenagem ao fotógrafo e ambientalista Sebastião Salgado.

Para a homenagem, há um depoimento de Salgado, junto a outros de vários artistas nacionais e internacionais falando sobre a sua obra de reconhecimento mundial.

Os países selecionados além do Brasil e dos tradicionais produtores da cinematografia mundial para as Mostras Competitiva e Paralela são: África com os países Egito, Malawi, Marrocos e Madagascar; Ásia e Oriente com Líbano, Sri Lanka, Israel, Filipinas, Taiwan, Paquistão, Bangladesh, Turquia, Japão, Emirados Árabes Unidos, Afeganistão, Coréia, Irã, Índia, Malásia, Cazaquistão e Iraque; Américas com Brasil, Estados Unidos, México, Chile, Canadá, Equador e Argentina; Europa com República Tcheca, Espanha, Áustria, Malta, Belarus, Finlândia, Rússia, Portugal, Dinamarca, Sérvia, Ucrânia, Espanha, França, Polônia, Inglaterra, Grécia, Alemanha e Itália; e Oceania com Austrália.

A terceira edição do Festival de Cinema de Alter do Chão, ocorre entre 8 e 12 de dezembro de 2021, e terá mais uma vez um grande painel da produção amazônica, brasileira e mundial trazendo oportunidades e visibilidade para todos os participantes. Este ano, um novo recorde, com 2.743 filmes, de 121 países, com todos os olhares, formatos e temas.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA