Feira Pan-Amazônica inicia programação novamente no Hangar
25ª edição do evento terá como homenageados Dona Onete e Edyr Augusto Proença
A Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes abre hoje (27) após dois anos no Hangar Centro de Convenções da Amazônia. A maior feira literária do Norte e Nordeste volta a ser realizada no Hangar depois que o espaço foi ocupado pelo hospital de campanha para atender as pessoas doentes com Covid-19 durante a pandemia. Para desfazer a imagem das perdas e dos momentos difíceis, que ocorreram nos últimos dois anos, o Hangar passou por uma reforma e recebe uma decoração colorida para a 25ª edição da Feira. A visitação será das 9h às 21h, com entrada franca.
A expectativa da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult) é que o evento aumente entre 10% e 20% o público participante e as vendas comparados com os últimos anos. “Há dois anos não realizamos a Feira do Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes no Hangar. Para o Governo do Estado, além da importância para retornar à sua magnitude é muito simbólico e significativo como sendo o primeiro grande evento para o Hangar, depois que passou por uma reformar e após ter sido o hospital da campanha que salvou tantas vidas”, avaliou o secretário de cultura do Pará, Bruno Chagas.
Neste os homenageados da Feira serão a professora, compositora e cantora mundialmente conhecida Dona Onete e o também internacionalmente conhecido escritor, jornalista e roteirista Edyr Augusto Proença. Ambos lançarão obras na Feira.
Dona Onete lança no dia 3 de setembro a sua primeira obra intitulada “Contos da Dona Onete”, um livro dedicado ao público infanto-juvenil. Já Edyr levará ao público duas obras, a primeira um compilado das suas peças teatrais reunidas pela editora da Secult em “O Teatro de Edyr Augusto” e o segundo é o livro de contos “Eu já morri” editado pela Boitempo.
Para um dos homenageados Edyr Augusto Proença, foi muito emocionante ser um dos escolhidos deste ano. “Pessoalmente fiquei muito emocionado, nunca tinha recebido uma homenagem na minha cidade e no meu estado, depois de dois anos muito difíceis, depois de perdas para todo mundo, de perdas sentidas na área da cultura, essa volta traz muita alegria para todos nós com encontros dos escritores com o público. Também vai ser um ambiente de muita festa no Hangar”, assegura.
Na opinião do escritor, apesar de ter conseguido certo sucesso nacional e internacional, em Belém ele se considera um escritor paraense. “Sou um escritor paraense como qualquer outro, como o Salomão Larêdo, como o Ernesto Boulhosa, e tantos outros que quer fazer com o seu povo leia o seu trabalho. O meu público é o da minha terra e esses encontros servem para falar ‘muito prazer eu sou Edyr Augusto e queria que vocês se interessassem pelos meus livros”. Já tenho alguns leitores que sempre vão”, reflete humildemente.
PROGRAMAÇÃO - Durante os nove dias de feira, os visitantes poderão participar de inúmeras atividades, como shows, encontros literários, apresentações teatrais, rodas de conversa, saraus, entre outros. Os eventos estarão divididos entre os espaços Vozes dos Homenageados, Vozes do Escritor Paraense, Vozes da Inclusão, Vozes da Cultura Popular, Vozes da Memória e do Patrimônio, Vozes da Infância, Vozes da Inovação, Vozes Urbanas e Vozes da Amazônia.
Neste primeiro dia na programação Vozes dos Homenageados a partir das 14h haverá diálogos com o Grupo Sancari com Mestre Lourival Igarapé e Mestra Sandra Silva; depois às 15h15 conversa sobre Dona Onete com o tema “Carimbó, Poética e Percepção do Mundo Amazônico com o Mestre Lucas Bragança e Eddar Chagas Jr. Às 16h30 será a vez de “Amazônia Urbana na obra de Edyr Augusto” com Hugo Tavares e Andrei Simões. Pela noite, às 18h, Ale Santos e Walter Oliveira Junior discutem “Literatura e Tecnologias atuais e do futuro”. No Encontro com o Escritor terá a conversa com Edyr Augusto, às 19h. E Dona Onete sobe ao palco da Arena Externa com show gratuito, às 20h, no encerramento do primeiro dia.
SERVIÇO: 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes
Data: 27 de agosto a 04 de setembro de 2022
Horário: 9h às 21h
Local: Hangar Convenções e Feiras da Amazônia (Av. Doutor Freitas, s/n - Marco, Belém/PA)
Entrada franca
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA