Exposição reúne obras de artistas do Marajó em São Sebastião da Boa Vista

Mosta, que é realizada pela primeira vez, integra a programação do Festival do Açaí no município

Vito Gemaque

Pela primeira vez os artistas plásticos do município de São Sebastião da Boa Vista, no Marajó, realizam uma exposição coletiva no próximo final de semana. A Mostra Expressões Marajoaras está na programação do 30º Festival do Açaí, de 13 a 15 de setembro, no Espaço Arte à Vista, localizado na praça Central da Cidade. A exposição tem entrada franca.

O evento reunirá obras de diferentes artes visuais, como grafite e os brinquedos de miriti, jupati e mututi. Dentre os artistas estão Solino Júnior, Charle, Bruno Grafiteiro, Areas Júnior, Elizeu Costa, mestre Rubilota e outros. A ação terá ainda a apresentação do grupo de carimbo Papa Manga. A exposição terá 40 obras expostas com predomínio da temática Marajoara.

A iniciativa partiu do artista plástico Rafael Áreas Júnior, que viu a oportunidade de divulgar a cultura artística local. “Eu voltei a morar aqui no município há três meses e como artista plástico e conhecedor da arte local resolvi fazer essa mostra para divulgar nossa arte. Aproveitei que teremos na mesma data o 30º Festival do Açaí, que atrai muitos turistas”, afirma.

Esta será a primeira exposição que muitos artistas participarão. Segundo o organizador, os artistas são conhecidos na cidade e outros na região, mas nunca estiveram em uma mostra. “Nós estamos muito animados, porque está tendo muito retorno. A partir do momento que fiz os cartazes e a divulgação na rádio local, o pessoal se animou e outros me procuraram querendo participar. A expectativa é a melhor possível, ninguém paga nada”, declarou.

Areas afirma que o município não possui um espaço voltado para a exposição das artes plásticas como há na capital. “A verdade é que o artista não tem onde mostrar seu trabalho, onde expor. Resolvi fazer uma coisa mais profissional pela experiência que conheço de exposições e que vivi em São Paulo e em Belém. Mesmo com falta de recursos estamos conseguindo fazer, isso foi que o mais legal”, afirmou.

Nas obras os visitantes poderão ver a reprodução da natureza marajoara das matas e rios pela visão dos artistas. A intenção é que nos próximos anos a exposição continue sempre no período do Festival do Açaí.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!