Exposição apresenta imagens marcantes do Festival Psica em Belém

A mostra fotográfica tem o objetivo de levar o sentimento cultural do festival e trazer nostalgia para quem participou do evento

Bruno Menezes | Especial para O Liberal
fonte

Segue disponível, nos dias 10 e 11 de julho, a exposição ‘Daqui, em 2023, endoidei com você’, uma mostra fotográfica dedicada ao Festival Psica, que traz imagens emblemáticas sobre o cenário do rock doido na Amazônia, com registros de shows, artistas e do público sempre presente nos eventos de música paraense. A exposição é aberta ao público e está localizada no espaço Café com Arte, em Belém.

As fotos exibidas no espaço fazem parte de um grande acervo de imagens, feito por fotógrafos que se dedicaram a capturar a essência do movimento cultural realizado pelo Psica. Além de fotos, a exposição apresenta vídeos, grafites e diversos registros audiovisuais referentes à última edição do evento, que foi realizado na Cidade Velha e no Mangueirão.

As obras expostas no Café com Arte são de autoria dos fotógrafos Adriely Ferreira, Ana Serrão, Daniel Clemente, Felipe de Souza, Jerê Santos, Liliane Moreira, Mateus Sousa e Vitória Leona, profissionais que integram a equipe de cobertura audiovisual do Psica.

image As fotos exibidas no espaço fazem parte de um grande acervo de imagens sobre o 'Psica' de 2023 (Foto: Vitoria Leona)

De acordo com Fortunato Levy, curador da mostra, o trabalho reunido das obras tem a intenção de causar o sentimento de saudade nas pessoas que viveram o movimento cultural do Psica.

“A proposta nasceu com o objetivo de exibir e enaltecer a magia que o festival Psica traz consigo, uma forma também de aflorar nossos sentimentos de saudade e nostalgia, e deixando o público com aquele gostinho de quero mais. Além de tudo, divulgar o trabalho de pessoas maravilhosas que fazem parte desse universo Psica”, diz Fortunato Levy, que assina a curadoria da mostra ao lado de Jeft e Gerson Dias, diretores do festival.

Diante de um enorme acervo, com ricos detalhes sobre o festival, o desafio para o trio de artistas foi o de selecionar quais imagens representavam de forma mais essencial o sentimento do Psica. Segundo Gerson Dias, seu critério para escolher as fotos foi a emoção, pautada nas obras que mais tocavam o seu coração.

 “Quando a gente abre a galeria e vê inúmeras fotos incríveis, fica a questão: como escolher entre tantas? Então o que norteou o olhar foram as fotos que mais nos tocaram, aquelas que transmitem a atmosfera que o festival tem, que captam com precisão a esse conjunto de emoções boas que o festival transmite, fotos que a gente bate o olho e logo pensa: ‘impossível não se emocionar com esse evento"', explica.

Grafite

O trabalho artístico dos grafiteiros, que também fez parte do ambiente do Psica, está presente na exposição. O público presente poderá conhecer os trabalhos dos artistas PTCK, Lenu, Tsssrex e Santo.

Filmes

Quem visitar a mostra poderá assistir à exibição de filmes e clipes especiais criados por artistas da Amazônia. As obras audiovisuais são: ‘Manifesto Matriarcas Amazônidas’, de Adrianna Oliveira e Vilson Vicente; ‘Aftermovie Festival Psica 2023’, de Matheus Almeida; ‘Entre Balas e Sonhos’, de Daniel ADR e Heijy Okada  ‘Maré Alta’, de Nay Jinknss; ‘Transamazonia’, de Renata Taylor, Bea Morbach e Débora McDowell; ‘Bença’, de Matheus Almeida; e ‘Dona Mulambo’, de Flor de Mururé, João Pedro Aranha e Mariana Almeida.

Psica Dourado

A próxima edição do festival Psica Dourado já tem data para acontecer em Belém. Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, o evento voltará a colocar em evidência a música periférica da Amazônia, dando oportunidade para as produções artísticas do Norte e Nordeste.

Alguns artistas já estão confirmados para o line-up do festival, entre eles: Pabllo Vittar; Duquesa; Batalha dos bois de Parintins; Os Brothers, e o encontro inédito entre Nilson Chaves e Íris da Selva.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA