CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Editora da UFPA leva quase 3 mil títulos para a Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

A ed.ufpa participou de todas as 25 edições do evento.

Enize Vidigal
fonte

A Editora da Universidade Federal do Pará (ed.ufpa) leva novidades para a 25ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes. O estande de 100 m2 oferece 2.276 títulos ao público, que vão desde a literatura infantil até a produção científica, com destaque às coleções “Diálogos de Platão” e “Say it (over and over again)”, de Max Martins; e as obras comemorativas ao Centenário de José Saramago, entre outros. A feira se encerra no domingo, 4, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.

A Editora da UFPA participa todos os anos da Feira do Livro, desde a primeira edição. “A ed.ufpa vem realizando um trabalho editorial primoroso, que se complementa com o esforço para promover o livro e a leitura em nosso estado. Temos orgulho desse trabalho e ficamos felizes com a receptividade e o reconhecimento do público em nosso estande na Feira”, destaca o reitor Emmanuel Tourinho. 

As prateleiras do estande oferecem obras com o selos da ed.ufpa, da própria UFPA e dos setores da instituição, além de editoras universitárias e de editoras privadas parceiras. Entre os 101 títulos da Editora da UFPA disponíveis no estande, está a obra completa de Marx Martins distribuída em 11 volumes de edição de luxo com capa dura revestida em linho. A coleção reúne poemas inéditos e publicações em jornais, revistas, correspondências com Age de Carvalho, áudios de entrevistas e outras fontes, além de imagens de manuscritos originais do artista paraense. O projeto de reedição foi iniciado em em 2015, a partir de um arquivo adquirido pela UFPA no ano de 2010.

image Os visitantes podem conferir vários lançamentos da editora. (Divulgação)

Já a “Diálogos de Platão”, que costuma ser bastante procurado, acaba de ganhar o 12º volume “Górgias – Protágoras”, em edição bilíngue. Em breve, a editora vai lançar os inéditos “Sofista- Político” (volume 13) e “Teeteto- Crátilo” (volume 14), além de reeditar dois volumes esgotados da edição bilíngue, que são “A República” (volume 4) e “Apologia de Sócrates- Críton” (volume 5). A coleção completa prevê 18 volumes. A coleção “Diálogos de Platão” foi iniciada por Carlos Alberto Nunes, tradutor de Platão no Brasil, foi traduzido direto do grego”, explica o bolsista da editora e estudante de Filosofia, Dênis Silva Alves.

O recém-lançado “A intuição da Ilha - os dias de José Saramago em Lanzarote” (Cia. das Letras), da presidenta da Fundação José Saramago e viúva do autor português, jornalista Pilar del Río, também está disponível no estande, assim como “Literatura e Compromisso: textos de doutrina literária e de intervenção social” e “Diálogos com José Saramago”, ambos de Carlos Reis; “Da Estátua à Pedra e Discursos de Estocolmo”, com textos do vencedor do Nobel de Literatura sobre a própria trajetória literária, e “Democracia e Universidade”, com dois textos do escritor português sobre democracia. “O livro mais procurado do Saramago tem sido a edição mais recente de ‘Ensaio sobre a Cegueira’”, afirma o bolsista.

Outra novidade no estande da ed.ufpa é o mais novo livro da professora, historiadora, antropóloga e editora Lilia Schwarcz, “O Sequestro da Independência” (Cia. das Letras, 2022).

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA