Cordão do Galo inicia programação cultural no Marajó nesta segunda (5)

Projeto do Instituto Arraial do Pavulagem realiza oficinas, ações formativas e cortejo em Cachoeira do Arari até 11 de janeiro

Gustavo Vilhena*
fonte

O trabalho realizado anualmente pelo Instituto Arraial do Pavulagem iniciou nesta segunda-feira (5), na Ilha do Marajó. O Cordão do Galo retorna à região com uma programação cultural que reúne saberes tradicionais, educação e participação comunitária, com atividades previstas até o dia 11 de janeiro, no município de Cachoeira do Arari.

Ao longo da semana, serão desenvolvidas ações formativas voltadas principalmente ao público infantojuvenil, culminando com o tradicional cortejo do Cordão do Galo pelas ruas da cidade, no domingo (11).

VEJA MAIS

image Arraial do Pavulagem inicia projeto Cordão do Galo de 2026 com evento Arraial Marajoara, em Belém
A iniciativa terá sua abertura oficial no Memorial dos Povos, em Belém

image Arraial do Pavulagem leva cultura, educação e solidariedade ao Marajó com ‘Cordão do Galo’ 2025
A programação inclui vivências de canto, perna de pau e restauro do ‘Galo’, brinquedo popular. A festa irá culminar em um grande cortejo no dia 12 de janeiro

O músico e cofundador do Arraial do Pavulagem, Júnior Soares, destaca que o projeto vai além da dimensão artística e envolve uma relação contínua de troca e cuidado com a comunidade. Segundo ele, o Cordão do Galo é construído a partir da escuta e do afeto, valorizando a cultura local como ferramenta de transformação social.

Projeto atua com foco em crianças, famílias e cultura marajoara

Realizado desde 2008, o Cordão do Galo é uma das principais ações do Instituto Arraial do Pavulagem voltadas ao público infantojuvenil. O projeto visa garantir o direito à cultura por meio de experiências lúdicas, educativas e artísticas, funcionando como um espaço de vivência, inclusão, criatividade e respeito.

A programação inclui oficinas de canto, dança, percussão, perna de pau, educação ambiental, design sustentável e ações de cidadania. Também fazem parte das atividades práticas coletivas voltadas ao fortalecimento dos vínculos comunitários.

Entre as ações previstas está a exibição do filme “Cordão do Galo – Território de Cultura da Criança Marajoara”, que retrata a memória e o protagonismo infantil na região. Outro destaque é o “Bazar do Galo”, iniciativa pedagógica que arrecada roupas distribuídas por meio de uma moeda simbólica criada para o projeto, estimulando noções de troca, pertencimento e economia solidária.

Programação inclui oficinas, rodas de conversa e ações ambientais

De segunda (5) a sábado (10), das 9h às 12h e das 15h às 18h, crianças e famílias participam de uma jornada formativa com atividades de canto popular, dança, pernalta, percussão, além de oficinas de educação ambiental e economia criativa, valorizando os saberes locais e a cultura amazônica.

Também estão previstas capacitações musicais em orquestra de sopro e canto, voltadas para integrantes da Banda João Viana e brincantes do projeto. No mesmo período, o Espaço Cultural Mestre Piticaia recebe um workshop de confecção do “Galo” e de outros bichos, destinado a artistas, educadores e profissionais da cultura, com vagas limitadas.

A programação inclui ainda uma roda de conversa sobre cidadania infantil, na terça-feira (6); um Chá com Mulheres, com foco em empoderamento feminino e combate à violência, na quinta-feira (8); além de bazar solidário com moeda social, sessão de cinema e uma reunião pública sobre resíduos sólidos e gestão do lixo, na sexta-feira (9).

Cortejo do Cordão do Galo acontece no domingo (11)

No sábado (10), as atividades se concentram na Praça da Matriz e na orla da cidade, com conversa sobre educação ambiental, plantio de mudas, ações de reaproveitamento de resíduos e o ensaio geral do cortejo, que segue da Praça da Matriz até o Museu do Marajó.

O ponto alto da programação ocorre no domingo (11), com a realização da Feira Criativa pela manhã e o tradicional Cortejo do Cordão do Galo, que percorre as ruas de Cachoeira do Arari, reunindo crianças, músicos e convidados. A programação do dia inclui ainda apresentações musicais e participação especial de artistas paraenses no Salão Paroquial.

As atividades acontecem principalmente no Centro Social e Pastoral Irmã Maria das Neves, no Espaço Cultural Mestre Piticaia, na Praça da Matriz, na orla da cidade e no Museu do Marajó, com entrada gratuita.

SERVIÇO: Cordão do Galo 2026

  • Local: Cachoeira do Arari (Ilha do Marajó – PA)
  • Período: de 5 a 11 de janeiro de 2026
  • Atividades: oficinas culturais, vivências artísticas, ações de cidadania, atividades ambientais e cortejo cultural
  • Cortejo do Cordão do Galo: domingo, 11 de janeiro, pelas ruas da cidade
  • Entrada: gratuita

(*Gustavo Vilhena, estagiário de Jornalismo, sob supervisão de Abílio Dantas, coordenador do núcleo de Cultura)

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA