Álbum de canções de Paulo André Barata e Ruy Barata tem lançamento físico nesta quinta-feira, 23

“Música de Paulo André e Ruy Barata” convoca artistas para reverenciar compositores

Luizinho Moura
fonte

O Teatro Estação Gasômetro - no bairro de São Brás, em Belém - recebe o lançamento de um álbum destinado a dois dos maiores compositores da música popular paraense. Na próxima terça-feira, 23, será lançado em mídia física o trabalho “Música de Paulo André e Ruy Barata” , que celebra as canções feitas pela dupla de pai e filho, que escreveram obras como “Foi Assim” e “Pauapixuna”, imortalizados na voz de Fafá de Belém. Os ingressos estão sendo distribuidos gratuitamente na bilheteria do Teatro Gasômetro, na Avenida Magalhães Barata, desde o dia 21.

VEJA MAIS

image Alba Mariah e Andréa Pinheiro recomendam músicas de Paulo André Barata
As cantoras Andréa Pinheiro e Alba Mariah têm as suas canções favoritas do artista

image Missa de sétimo dia tem homenagem musical para Paulo André Barata
Paulo André Barata morreu no dia do aniversário, dia 25 de setembro, e entrou para história por compor clássicos da música paraense

image Paulo André Barata lança novo disco após 20 anos
Músico receberá grandes nomes da música paraense em show no Theatro da Paz

O álbum duplo contempla 24 faixas presentes no álbum de mesmo nome, que convocou 28 artistas, incluindo Zeca Pagodinho, Padre Fábio de Melo e Maria Rita. O álbum foi lançado nas plataformas de streaming no dia 21 de setembro, quatro dias antes da partida de Paulo André, em 25/09, o mesmo dia em que nasceu.

O projeto é uma realização da Universidade Federal do Pará, PROEX, EMUFPA, FADESP, além da gravadora Biscoito Fino.

Produzido por José Milton, o álbum "A música de Paulo André e Ruy Barata" alinha composições da dupla (algumas de Ruy com outros parceiros) com direção geral de Tito Barata, criador do projeto (irmão de Paulo e filho de Ruy). Este ficou empolgado com o projeto, que mostra a grandeza das composições dos dois, e explicou a participação de Paulo no processo criativo do álbum: “(Paulo André) participou bastante como nosso consultor, meu e do José Milton, um produtor de alto bom gosto e sofisticação. Ele já produziu todos os grandes artistas da MPB, incluindo 14 álbuns da Nana Caymmi”. 

As produções eternizam o legado de dois dos maiores compositores da Região Norte do Brasil, que já teve suas obras como protagonista de novelas e séries de sucesso da TV Globo. De acordo com Tito, todos os artistas gravaram as obras sem qualquer ônus para o projeto: A obra de Paulo André e Ruy Barata é muito respeitada no Brasil. Os intérpretes ficaram muito felizes ao serem convidados para gravar”, comentou.

A seleção das faixas é uma síntese das criações da dupla, em  24 canções que misturam temáticas urbanas e rurais, cujo rol traz merengues, boleros, sambas, lundus e canções de amor e paixão. A inédita é “Litania”, uma prece de Paulo André e Ruy Barata na voz do Padre Fábio de Melo. Mas, para Tito, o álbum inteiro pode se considerar inédito, pois “as músicas estão com novos arranjos e novas vozes”.

Após o evento, o álbum pode ser adquirido na loja Ná Figueiredo ou no portal da gravadora Biscoito Fino, além de estar disponível nas plataformas digitais, como Spotify, Deezer e Youtube, desde setembro.

Agende-se
Coquetel de lançamento do álbum “A Obra de Paulo André e Ruy Barata
Local: Teatro Estação Gasômetro - Parque da Residência
Data: Dia 23 de novembro, às 19 horas
Ingressos: Distribuição gratuita na bilheteria do Teatro 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA