Concerto de Natal do Coro Carlos Gomes em Belém leva mensagem de paz ao mundo
Será às 20h de domingo (21) na Igreja São Raimundo, no bairro do Telégrafo, com entrada franca
Natal tem tudo a ver com o canto coral. Por isso, no mundo todo, neste período do ano, predominam apresentações de coros nas cidades às vésperas do dia que celebra o nascimento de Jesus Cristo. Na Amazônia, mais precisamente, em Belém, não poderia ser diferente. A partir das 20h deste domingo (21), na Igreja São Raimundo Nonato, no bairro do Telégrafo, o Coral Carlos Gomes apresentará o Concerto Natalino. Esta apresentação, com entrada gratuita, marcará o encerramento da temporada 2025 do grupo, período em que o CCG completou 30 anos de existência, sob a coordenação da maestrina Maria Antonia Jiménez, fundadora do Coro, e, de modo especial, celebrará o Natal.
"A músical coral e o Natal se completam. Esta é uma época em que as pessoas rendem homenagem ao Menino Jesus, que veio nos ensinar a paz", afirma a maestrina Maria Antonia Jiménez. Nascida em Santiago de Cuba, Maria Antonia fundou o Coro Carlos Gomes em 1995, na Fundação Carlos Gomes (FCG). O CCG te apoio da FCG e patrocínio da Hydro. Maria Antonia informa que o Concerto Natalino da noite deste domingo (21) vai contar com dois momentos.
Na primeira parte do espetáculo, o Coro Carlos Gomes vai interpretar músicas à capela. Na segunda parte, será a vez de os 23 integrantes do CCG apresentarem "Magnificat RV 610", de Antonio Vivaldi, compositor italiano barroco. O Coro vai estar na companhia de uma orquestra sob a regência do maestro Daniel Lima, ex-aluno do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG).A apresentação será no próximo domingo, dia 22, na Igreja São Raimundo Nonato, no Telégrafo, e vai contar com participações especiais.
Daniel Lima é mestre pelo Peabody Conservatory. Recentemente, foi semifinalista de Competição internacional de Regência na Hungria. É a segunda vez que terá a oportunidade de reger o Coro Carlos Gomes.
Além de Daniel Lima, o Concerto Natalino terá como convidados a soprano Thaina Souza, a Camerata de Músicos do Instituto Estadual Carlos Gomes e os próprios alunos das turmas de Canto Coral do IECG. Além de vários integrantes do Coro que farão participações como solistas também: o tenor Tiago Costa, professor de Canto do Instituto, que fará dueto com Thaina em uma das peças natalinas.
E ainda os cantores: Clíssia Édera, que solará uma canção de Natal brasileira ("Chorinho Natalino"), do compositor Ernani Aguiar; e Ariel Cristina, Débora Carvalho, Emanuele Monteiro e Gabriel Frota, que serão os solistas na obra "Magnificat", de Vivaldi. Os clássicos natalinos integram o repertório do Concerto do CCG.
O Concerto marca a união de professores, antigos e novos alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes. Desse modo, eles mantêm viva a memória do compositor que abraçou Belém e que há 120 anos dá nome ao Instituto, referência nacional e mundial entre conservatórios de música. Gerações e gerações se encontram nessa história que vai do clássico ao popular, passando pelo canto lírico, canto coral e aos mais variados instrumentos, e que deu origem, há 30 anos, ao Coro Carlos Gomes.
O CCG tem presença de destaque em eventos culturais dentro e fora do Estado do Pará. Essa atuação em festivais, concertos, eventos e programações natalinas contribui para a divulgação da música coral e para a formação de plateia. Ao longo de 2025, o Coro Carlos Gomes realizou uma temporada intensa de exibições ao público. O grupo recebeu várias homenagens, inclusive, da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (OSTP), e sua regente, da Secretaria de Cultura do Estado do Pará (Secult), em concerto no Theatro da Paz.
“Este concerto vem com uma grande celebração por todas as conquistas e vivências deste ano especial para nós. É uma forma de comemorarmos a vida, as vitórias, os momentos e memórias construídas ao longo de 2025. É um presente nosso ao nosso público”, festeja Maria Antonia.
A maestrina diz que apresentações de corais no período do Natal é algo que ocorre no mundo inteiro, como tradição. Nesse sentido, a música aproxima as pessoas. Maria Antonio Jiménez lembra, inclusive, de que na II Guerra Mundial, soldados de exércitos adversários encontravam-se em suas respectivas trincheiras. Mas, em dado momento, um dos grupos começou a cantar uma música natalina e os soldados da outra trincheira, ouvindo a canção, começaram a cantar também. Naquele instante, houve paz na guerra.
Trajetória e vozes
O Coro Carlos Gomes é orgulho da cultura musical do Pará. Ele tem como foco fomentar a música coral erudita, brasileira, regional e popular, e é integrado por alunos e ex-alunos do Instituto Estadual Carlos Gomes. Ao longo dos seus 30 anos, o Coro tem obtido reconhecimento nacional e internacional, com diversos prêmios conquistados.
Entre esses prêmios, estão o 1° lugar e medalha de ouro no IX Festival Internacional Orlando di Lasso, em Camerino/Itália (2002); o 3° lugar e medalha de bronze no Festival Internacional de Coros de Préveza, na Grécia (2006); cinco premiações nas V Olimpíadas de Coros em Graz/Áustria, sendo uma medalha de ouro, uma de prata e três diplomas de ouro (2008) e diplomas de ouro e prata no VII Concurso Internacional de Coros Franz Schubert, em Viena/Áustria.
O CCG possui três álbuns lançados: “Belo”(2001), “O Cantochão dos Mercedários do Grão Pará”(2005) e “Missa Amazônica em Homenagem à Virgem de Nazaré”(2010). E mais participação em trabalhos de vários artistas paraenses. O Coro prima por um repertório eclético e de alta qualidade técnica.
O Coro já participou de diversos concertos com a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, a exemplo da "Nona Sinfonia", de Beethoven, e "Réquiem", de Mozart; "Missa Cubana", de J. M. Vitier; “Ópera dos Terreiros”, de Aldo Brizzi; “Armide”, de J. B. Lully, “O Menino Maluquinho” de Ernani Aguiar, e “Sinfonia dos Dois Mundos”, Réquiem de Faurè e "Sinfonia do Círio", de Luiz Pardal.
Participou do Festival de Música Coral Sacra “Música Dei”, em Porto Alegre (RS), em 2023. O CCG tem atuado também em espetáculos importantes de música popular paraense, a exemplo dos shows “Paulo para sempre Ruy”, em homenagem ao poeta Ruy Barata, e “Fafá canta Belém”, no aniversário da cidade, em janeiro deste ano.
Na comemoração de seus 30 Anos, em junho de 2025, foi homenageado pela Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, e Secult, quando apresentou junto à Orquestra a "Missa em Dó Maior", de Beethoven.
Durante a COP 30, o CCG participou da ópera “I-Juca Pirama”, inspirada no poema de Gonçalves Dias, com música de Gilberto Gil e Aldo Brizzi e libreto de Paulo Coelho - no Theatro da Paz. Além de destacar-se em espaços diversos da programação cultural da Conferência.
Serviço:
Coro Carlos Gomes apresenta 'Concerto Natalino'
Data: 21/12
Hora: 20h
Local: Igreja São Raimundo Nonato. Av. Senador Lemos, 990, no Telégrafo
Entrada gratuita
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA