Coluna do Estadão: Fachin pede para Alcolumbre reajuste de 24% no Judiciário e 240 novos cargos
O presidente do STF, Edson Fachin, encontrou ontem o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para pedir a votação de um projeto de lei que dá reajuste de 24% aos servidores do Judiciário até 2028. A proposta, aprovada pela Câmara neste mês, prevê um aumento escalonado de 8% nos próximos três anos. Fachin defendeu ainda que o Senado endosse o aumento do adicional de qualificação dos servidores, também já avalizado pelos deputados. Em outra frente, o ministro solicitou a criação de 240 novos cargos no Conselho Nacional de Justiça, proposta que tramita na Câmara. O presidente da Casa, Hugo Motta, também participou da reunião. Após o encontro, Alcolumbre disse ter tratado de pautas de interesse do Poder Judiciário, sem detalhar os projetos de lei.
RACHA. Aliados do presidente Lula divergem sobre o momento ideal para a indicação de Jorge Messias para o STF. Um grupo defende que seja apenas em 2026, para deixar a poeira baixar no Senado. Após Lula descartar Rodrigo Pacheco para a vaga, há nessa ala quem sugira substituição do AGU por Bruno Dantas. Outros governistas querem que a indicação saia hoje, por temerem fritura ainda maior de Messias.
ESTRATÉGIA. Para vencer a barreira contra Messias no Senado, seus aliados têm focado em diferenciá-lo de Flávio Dino. O motivo é que parlamentares têm usado o "trauma" com o ex-ministro da Justiça de Lula - que montou ofensiva contra emendas - para justificar resistência ao AGU.
COMPARAÇÃO. O argumento usado por interlocutores de Messias no Senado é de que ele é mais próximo do perfil considerado discreto do ministro Cristiano Zanin do que de Dino.
ALERTA. O empresário Igor Dias Delecrode, investigado por supostas fraudes no INSS, movimentou R$ 103 milhões em um ano e meio. Há indícios de repasses incompatíveis com seu patrimônio, segundo um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) enviado à CPI do INSS e obtido pela Coluna.
EXPRESSO. O órgão de combate à lavagem de dinheiro ressaltou que parte da verba recebida pelo empresário era rapidamente debitada. A observação foi feita em uma conta de Delecrode que movimentou R$ 13,7 milhões de abril a outubro de 2024.
ACESSO. Delecrode é suspeito de atuar em fraudes de assinatura digital e biometria de aposentados que tiveram benefícios debitados ilegalmente. Para o relator da CPI do INSS, Alfredo Gaspar, o empresário de 28 anos "é o coração tecnológico de toda a safadeza e deveria estar preso". Procurado, ele não respondeu.
CENA... Cerca de 30% dos episódios de racismo e injúria racial levados à Justiça neste ano aconteceram em locais de trabalho. Os dados constam de um levantamento do Jusbrasil, que analisou 4,8 mil decisões judiciais em todo o País. O estudo será publicado hoje, Dia da Consciência Negra.
...DO CRIME. Além do trabalho, os ambientes mais mencionados nos processos judiciais de racismo são espaços públicos (20%) e estabelecimentos comerciais (17%). A Corte com mais ações na pesquisa foi o Tribunal de Justiça de São Paulo, com 1,3 mil decisões, 27% do total.
PRONTO, FALEI!
Karen Scavacini Doutora em Psicologia pela USP
"Na COP-30, soubemos que 65% dos jovens têm medo e preocupação com o futuro climático. Esse sentimento é real e precisa de acolhimento, não de pânico."
CLICK
Roberto Kalil Presidente Conselho Diretor InCor
Com o cardiologista Fábio Jatene durante entrega da Medalha Walter Leser de Honra e Mérito de Gestão Pública em Saúde, comenda do governo de São Paulo.
(Roseann Kennedy, com Eduardo Barretto e Iander Porcella)
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA