‘Circular’ fecha o ano reunindo mais de 40 espaços e atrações gratuitas pela cidade

Programação vai das 8h às 20h e inclui shows, Circuitinho, exposições e oficinas

O Liberal
fonte

O Projeto Circular Campina Cidade Velha realiza, neste domingo (7), o último evento do ano. A 59ª edição do ‘Circular’ começa às 8h e segue até as 20h, convidando o público a caminhar por um roteiro livre que conecta mais de 40 espaços distribuídos pelos bairros da Campina, Cidade Velha e Reduto. A programação reúne arte, economia criativa, gastronomia e manifestações culturais ribeirinhas, quilombolas e indígenas, além de shows ao ar livre, atividades para crianças e ações comunitárias. 

VEJA MAIS

image Paraense Thais Sousa e ator Silvero Pereira disputam a final da Dança dos Famosos neste domingo
A coreógrafa chega à final da Dança dos Famosos após uma trajetória marcada por notas máximas e performances elogiadas. Ao lado do ator, ela disputa o título e busca fazer história 

image Após 20 anos, Calcinha Preta retorna ao Pará para gravação de DVD histórico no Mangueirão
Belém será palco de um dos maiores projetos da carreira da banda. A gravação do DVD Mágica – O Espetáculo promete mais de 3 horas de show, efeitos especiais e clássicos que marcaram gerações

image Elenco mirim encena ‘Detetives do Prédio Azul’ e ‘Wicked’ no Margarida Schivasappa
Evento reúne 60 alunos em apresentações que celebram o encerramento das atividades de 2025 na Casa de Artes Tiago de Pinho

Entre os destaques está a 14ª edição do ‘Circuitinho’, que propõe aos pequenos um percurso entre a Praça dos Estivadores e o Porto Futuro 2, com acessibilidade, contação de histórias e música durante todo o trajeto. Também bastante diversão para os adultos. Às 11h30, no palco ‘Circular Apresenta’, instalado na Rua Carlos Gomes com a Presidente Vargas, a cantora Gigi Furtado apresenta o show “Sambas e Música Amazônica”. 

No final da tarde, às 18h30, o palco recebe o show ‘Amazônia Afro Caribenha’, com o grupo Veropa Sessions, formado por Rafael Guerreiro (guitarra), Marcelo Cardoso (saxofone), Emmannuel Penna (bateria) e Dangle Freitas (baixo).

Mais programações 

Entre as novidades desta edição está a integração do recém-inaugurado Centro Cultural Banco da Amazônia ao roteiro. O espaço abre três exposições gratuitas que dialogam com arte, território e temas contemporâneos. A galeria principal apresenta “Mandela - Ícone Mundial de Reconciliação”, com fotografias, vídeos e documentos sobre a trajetória de Nelson Mandela. No segundo andar, “Habitar a Floresta” reúne obras e projetos sobre modos de vida e práticas tradicionais e contemporâneas na Amazônia. Já “Clima: O Novo Anormal” propõe uma experiência imersiva sobre a crise climática.

Outra estreia é a participação do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso - Campina, que abre as portas com programação gratuita a partir das 9h, envolvendo literatura, música, contação de histórias e exposições.

O Museu da Universidade Federal do Pará (UFPA), em Nazaré, também participa de forma especial, recebendo o Ateliê Jupati e o Roteiro Geoturístico após percurso pelo Umarizal. No Reduto, a Casa do Fauno retorna ao circuito com programação ampliada.

Fotografia

A Associação Fotoativa espalha oficinas, fotografias e projeções pela Praça das Mercês. Uma delas é o projeto ‘Paneiro Luminoso’, uma colaboração entre o Pará e a Guiana Francesa, em parceria com a Maison de la Photographie Guyane-Amazonie (MAZ), sob coordenação pedagógica do fotógrafo e arte-educador Miguel Chikaoka.

image Associação Fotoativa espalha oficinas, fotografias e projeções pela Praça das Mercês (Irene Almeida)

Registros desse trabalho integram a exposição “Persistência - Trilhar a Luz: Mostra do processo Paneiro Luminoso”, aberta à visitação até 13 de dezembro e que terá agenda especial neste domingo.

Ao longo de todo o dia, o público poderá visitar a mostra, que é gratuita e aberta a todos os públicos. Com curadoria de Cláudia Leão, Paulo Meira e Irene Almeida, a exposição apresenta trajetórias do projeto em vídeos, depoimentos, fotografias e imagens produzidas pelos participantes.

Duas sessões de atividades lúdicas inspiradas no processo educativo do ‘Paneiro Luminoso’ serão realizadas de 9h às 11h e 15h às 17h, também gratuitas e sem necessidade de inscrição prévia. As práticas utilizam a luz como ponto de partida para experimentação criativa, com técnicas manuais que podem ser realizadas por crianças, como câmeras artesanais pinhole e tatakizome (impressão botânica japonesa).

Na Kamara Kó Galeria, onde nasceu o ‘Circular’, ocorre a finissage da exposição ‘Amazônia: Confidencial’, primeira individual no Brasil do fotógrafo Alessandro Falco, com 38 imagens produzidas entre 2018 e 2025 em diferentes regiões da Amazônia.

Na Cidade Velha, o circuito reúne degustações, feiras, exposições de artistas contemporâneos, visitas à Maquete do Centro Histórico no Fórum Landi, atividades no CC Bené e os museus do Feliz Lusitânia. No Reduto, o público encontra oficinas, exposições fotográficas, yoga, cafés e feiras, compondo um domingo de múltiplas atividades gratuitas.

O evento tem patrocínio master do Banco da Amazônia, via Lei Rouanet do Governo Federal, e da Lojas Renner, com apoio da UFPA.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA