Estreia de 'It - Capítulo 2' marca o retorno do Pennywise aos pesadelos

Filme, que estreia nesta quinta, 5, leva aos cinemas o desfecho da história do palhaço mais assustador dos cinemas

Lucas Costa

Não foi preciso esperar 27 anos para o retorno de um dos mais temidos monstros do terror. Pennywise, o alienígena morador dos esgotos da cidade de Derry, que arrastou milhões de pessoas aos cinemas em 2017, retorna para o desfecho de sua história. “It - Capítulo 2”, estreia nesta quinta-feira (5), e tem sessões de pré-estreia nos cinemas de Belém e Ananindeua nesta quarta-feira, a partir das 20h.

O capítulo final do terror baseado em um dos livros de grande sucesso de Stephen King, lançado em 1986, se passa 27 anos após os eventos ocorridos no primeiro filme. Desta vez, Mike (Isaiah Mustafa), único integrante do Clube dos Otários que permaneceu morando em Derry, percebe que o palhaço Pennywise (Bill Skarsgard) está de volta à cidade.

Ele então convoca os antigos amigos do Clube para honrar a promessa de infância e acabar com o inimigo de uma vez por todas. No entanto, quando o grupo se vê reunido novamente na cidade, Bill (James McAvoy), Beverly (Jessica Chastain), Ritchie (Bill Hader), Ben (Jack Ryan) e Eddie (James Ransone), precisam se confrontar a traumas nunca resolvidos de suas infâncias, e que repercutem até hoje na vida adulta.

O filme chega em meio às expectativas geradas com o primeiro, que se tornou um grande sucesso de bilheteria do gênero. O diretor Andy Muschietti disse em entrevista ao canal CinePOP que não esperava algo tão grande quanto o que a franquia se tornou. “Nós estávamos tentando fazer um bom trabalho, eu estava tentando traduzir minha experiência pessoal ao ler o livro em um filme que eu gostaria de assistir. Foi basicamente isso, não esperávamos o sucesso”, disse na entrevista.

Barbara, irmã de Andy e produtora do filme, disse que no processo de construção, sentia que estavam fazendo algo especial. “Quando liberamos o primeiro trailer do primeiro capítulo, sabíamos que seria um sucesso, mas não nesse nível. Nós agradecemos por isso e esperamos que continue nesse caminhos”, declarou ela.

It - Capítulo 2 se passa 27 anos depois dos fatos relatados no primeiro longa, de 2017 (Divulgação)

Ambos destacaram que não haverá um terceiro filme, visto que o segundo retrata o desfecho da história do livro de Stephen King. Mas os dois também não negaram a possibilidade de dirigir spin-offs baseados na narrativa.

Tentando repetir o sucesso do primeiro capítulo, que se tornou o filme de terror com maior bilheteria da história nos Estados Unidos, “It - Capítulo 2” aposta no elenco de estrelas. Desta vez o Clube do Otários tem Jessica Chastain (X-Men: Fênix Negra), James McAvoy (Fragmentado) e Bill Hader (Saturday Night Live), no elenco que interpreta o grupo de protagonistas, agora adultos.

A preparação do novo elenco para a sequência, inclusive, teve suas particularidades. Para canalizar as características dos artistas mirins que protagonizaram o primeiro longa, houve um encontro entre os dois grupos. O ator, Andy Bean, que interpreta Stanley Uris adulto, teve um encontro com Wyatt Oleff, sua versão mais nova.

“Nós tivemos uma espécie de encontro às escuras e genuinamente, Wyatt é um garoto hilário e nós até fizemos um concurso de encarar. Ele é incrível e poder conhecer essas crianças foi ótimo. Eles fizeram um trabalho sensacional no primeiro filme e tudo o que você não quer é atrapalhar isso”, disse Andy em entrevista ao site CinePOP.

Além dos encontros, os protagonistas do primeiro filme foram incumbidos de redigir uma carta no papel de seus personagens, que foi entregue junto a um outro presente aos novatos na franquia. Bill Hader compartilhou a experiência de como seria encarar o personagem vivido por Finn Wolfhard (Stranger Things) no primeiro filme.

“Me ligaram meses mais tarde e me disseram: ‘Andy Muschietti quer te conhecer para o filme It 2‘ e eu pensei: ‘Finn deve ser a pessoa mais poderosa em Hollywood!’. E eu o conheci e eles escreveram essas cartas e nos deram fotos emolduradas de si mesmos de quando eram crianças e foi tão fofo. Mas Finn me procurou e disse: ‘você não vai querer isso’, me entregou essa foto dele quando pequeno e eu estava ficando em um apartamento alugado perto das locações e essa era a única foto do meu apartamento… a foto de um garotinho [risos]! E eu pensei: ‘não vou fazer isso né, não vou ficar com ela’, mas outras pessoas permaneceram com a imagem [risos]! Mas sua carta foi Bem a cara do Ritchie, todos eles fizeram essas cartas legais e a dele era bem característica de seu personagem. E ele me disse: ‘isso é bobagem, mas eles me fizeram fazer isso'”, contou ao CinePOP.

Terror e polêmicas da literatura para as telas

Por ser uma adaptação da literatura, “It - Capítulo 2” é o tipo de filme que enche de esperança os amantes da escrita de Stephen King, que já teve diversas obras adaptadas para o audiovisual. Intitulado “It - A Coisa”, o livro tem 1.138 páginas, que reúnem algumas cenas polêmicas nunca adaptadas para o cinema, nem mesmo no clássico filme “It - Uma Obra-prima do Medo” (1990), de Tommy Lee Wallace.

Segundo longa tem no elenco nomes de peso como James McAvoy (Divulgação)

Entre os acontecimentos perturbadores que seguem na história do livro está uma espécie de orgia entre as crianças do Clube dos Otários. Quando elas se perdem no esgoto no caminho de volta para casa, todos entram em desespero. É então que Beverly, única menina do grupo, com 11 anos de idade, decide o que fazer para que todos fiquem unidos: sexo.

Questionado sobre a cena, Andy Muschietti disse considerar a cena desnecessária, e que nunca teve interesse em filmá-la. “Existe no livro, onde acredito ser uma metáfora sobre a transição da infância para a vida adulta. Não é realmente uma orgia, esse é um termo ruim. É a Beverly fazendo sexco com os outros Otários. Achei que era desnecessário porque era uma metáfora sobre algo que já estava sendo construído na narrativa”, disse ao CinePOP. 

Barbara também destacou o tom de metáfora, e descreve como algo não sexual. Ela também relembrou que Stephen King, inclusive, já declarou considerar a cena desnecessária para o livro. O autor disse em entrevista para o seu site oficial que não estava pensando no aspecto sexual do ato.

“O livro lida com infância e vida adulta – 1958 e Crescidos. Os adultos não se lembram de sua infância. Nenhum de nós se lembra do que nós fizemos quando éramos crianças – achamos que lembramos, mas não nos lembramos do jeito que realmente aconteceu. Intuitivamente, os Otários sabiam que precisavam se unir novamente. O ato sexual conecta a infância e a vida adulta. É outra versão do túnel de vidro que conecta as bibliotecas infantil e adulta de Derry. Os tempos mudaram desde que eu escrevi essa cena e hoje há mais sensibilidade em relação a essas questões”, disse King.

Sobre outra cena polêmica do livro, em que Pennywise aparece comendo uma criança, o diretor Andy diz que ela foi filmada por ele, mas tanto ele quanto Barbara escondem o jogo sobre ela estar presente em alguma versão do filme.

It – Capítulo 2 (estreia)
Dir: Andy Muschietti
Terror, 16 anos
Cinesystem Metrópole 1 (2D dub): 14h, 17h15 e 20h30;
Cinesystem Metrópole 2 (2D dub): 16h10 e 19h30;
Cinesystem Metrópole 3 (2D leg): 19h;
Cinesystem Metrópole 4 (2D leg): 21h;
Cinesystem Metrópole 8 (2D dub): 20h;
Cinesystem Metrópole 9 (2D dub): 17h45 e 21h;
Cinesystem Metrópole 10 (2D dub): 15h, 18h15 e 21h30;
Cinépolis Boulevard 2 (2D leg): 15h, 18h30 e 22h;
Cinépolis Boulevard 3 (2D leg): 13h30, 17h e 20h30;
Cinépolis Boulevard 4 (2D dub): 14h, 17h30 e 21h;
Cinépolis Boulevard 6 (2D dub): 15h30, 19h e 22h30;
Cinépolis Parque 2 (2D dub): 15h, 18h30 e 22h;
Cinépolis Parque 3 (2D dub): 14h, 17h30 e 21h;
Cinépolis Parque 4 (2D dub): 13h, 16h30 e 20h;
Cinépolis Parque 5 (2D dub): 12h (sab e dom), 15h30, 19h e 22h30;
Cinépolis Parque 6 (2D dub): 14h30, 18h e 21h30;
UCI Bosque 2 (2D leg): 18h; UCI Bosque 2 (2D dub): 14h35 e 21h30;
UCI Bosque 5 (2D leg): 17h e 20h35; UCI Bosque 5 (2D dub): 13h45;
UCI Bosque 6 (2D leg): 18h30 e 22h;
Moviecom Castanheira 2 (2D dub): 20h30;
Moviecom Castanheira 3 (2D dub): 15h40 e 19h;
Moviecom Castanheira 5 (2D dub): 14h15 (sab e dom), e 20h;
Moviecom Castanheira 6 (2D dub): 17h45;
Moviecom Castanheira 7 (2D dub): 16h15 e 19h30;
Moviecom Pátio 1 (2D dub): 15h40 e 19h;
Moviecom Pátio 2 (2D dub): 16h15 e 19h30;
Moviecom Pátio 4 (2D dub): 17h40 e 21h;
Moviecom Pátio 5 (2D dub): 14h30 (sab e dom), e 20h15

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!