Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Longa 'Depois do Vendaval' é exibido nesta segunda no Cine Líbero Luxardo

Imagens inéditas, algumas filmadas clandestinamente, apresenta período de transformações no Brasil que apressaram o fim da ditadura militar

O Liberal

Entre 1978 e 1980 um vendaval político percorreu o Brasil. Greves de trabalhadores, a campanha de anistia aos presos e perseguidos políticos e a reconstrução da União Nacional dos Estudantes sacudiram o país e apressaram o fim da ditadura militar. A força dos movimentos populares em fins de 1970 apressou o fim da ditadura no Brasil e levou o país à redemocratização. Este cenário é o mote do filme 'Depois do Vendaval', de Luiz Arnaldo Campos, José Carlos Asbeg e Sergio Peo, que será apresentado nesta segunda, 27, às 19h30, no Cine Líbero Luxardo, do Centur.

Em 1978, quando explodiu a greve dos metalúrgicos da região do ABC em São Paulo, berço da indústria automobilística brasileira, um grupo de cineastas entendeu que esta história deveria ser filmada. Filmaram não apenas esta greve, mas também outras paralisações em diversos pontos do país.

Acompanharam a campanha pela Anistia, Ampla, Geral e Irrestrita e a greve de fome nacional dos presos políticos no Rio de Janeiro. Registraram a reconstrução do movimento estudantil e a refundação da União Nacional dos Estudantes. Ao final, tinham filmado os movimentos políticos que apressaram o fim da ditadura militar, que subira ao poder em 1964.

Apesar da riqueza, este material, por diversas razões, dormiu nos arquivos por 40 anos. Passados quatro décadas, o grupo se rearticulou e o projeto entrou numa nova fase: entrevistar os homens e as mulheres participantes destas lutas, famosos ou anônimos. Depois do Vendaval é um relato de dias que transformaram vidas e mudaram o Brasil.

O filme recupera materiais que o tempo quase apagou. São imagens inéditas, de grande impacto, algumas filmadas clandestinamente pelos próprios presos políticos. Outras, de cineastas que sentiram a mesma urgência em documentar a marcha acelerada dos acontecimentos e abriram seus arquivos. Em cada fotograma, a força do registro de um período crucial na história recente do Brasil.

Serviço:

Exibição do filme, 'Depois do Vendaval'
Local: Cine Líbero Luxardo
Data: 27/09, às 19h30

Palavras-chave

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA