Documentário brasileiro 'Democracia em Vertigem' está entre os indicados ao Oscar 2020

Com direção de Petra Costa, o filme mostra o impeachment de Dilma Roussef e a radicalização na política brasileira

Redação Integrada com informações da Agência Estado

O documentário "Democracia em vertigem" com direção da brasileira Petra Costa entrou na lista final dos indicados ao Oscar 2020. O filme concorre contra outros quatro longas na categoria Melhor Documentário. Dentre os concorrentes estão American Factory, The Cave, For Sama e Honeyland. O filme mostra o processo de impeachment de Dilma Rousseff e a crise política no Brasil com a radicalização que tomou as ruas. O filme foi lançado pela Netflix em junho de 2019.

Veja todos os indicados ao Oscar 2020 divulgados nesta segunda-feira (13)

"O projeto foi crescendo na minha cabeça. Era preciso voltar à rua, seguir o processo no Congresso, documentar o que estava se passando no País. Só que para isso tive de voltar às greves do ABC. E, filmando os acontecimentos, dei-me conta do isolamento no Planalto Central. Voltei a Juscelino (Kubitschek) e à construção de Brasília. E, nem assim, o filme me parecia completo. Veio o novo processo eleitoral, a candidatura de (Jair) Bolsonaro", disse ela ao jornal O Estado de S. Paulo durante o lançamento do longa-metragem, disponível na Netflix.

O filme teve sua estreia mundial em Sundance, em janeiro do ano passado, e depois disso percorreu um importante circuito de festivais. Ganhou muitos elogios. Em diferentes países, Petra ouviu gente lhe dizer que não havia feito um filme só sobre o Brasil e que a obra dela captava um momento crítico da história do mundo.

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA