Curtas de animação brasileiros ficam disponíveis em site por um mês

Entre as produções está o paraense "Para Ver Poesia", de de Andrei Miralha e Marcílio Costa

Redação Integrada
fonte

A partir desta segunda-feira, 27, uma serie de curtas-metragens de animação brasileiros ficam dispiníveis no site do Itaú Cultural, na Mostra de Animação para Crianças. Todas as produções podem ser assistidas on-line gratuitamente até o dia 27 de maio, no site itaucultural.org.br.

A mostra reúne um total de 10 títulos, todos nacionais; são eles: "Menina da Chuva" (Rio de Janeiro), "Viagem na Chuva" (Goiás), "Pra Ver Poesia" (Pará), "Òrun Àiyé: a criação do mundo" (Bahia), "Caminho dos Gigantes" (São Paulo), "Lipe, vovô e o monstro" (Rio Grande do Sul), "No caminho da escola" (Espírito Santo), "Meu melhor amigo" (Minas Gerais), "Vivi Lobo e o quarto mágico" (Paraná), e "Quando a chuva vem?" (Pernambuco).

Conheça as histórias

image "Viagem na Chuva" (Divulgação)

Em "Menina da Chuva", dirigido por Rosária, discute questões como identidade e preconceito a partir da história da história de uma garotinha de cor diferente que sentia deslocada, pois não encontrava nada semelhante à sua tonalidade, até chover, e ela descobrir que a sua cor era a de um dia de chuva. "Viagem na Chuva", de Wesley Rodrigues, dialoga com a estética do animador japonês Hayao Miyazaki, e utiliza de poesia ao comparar o circo e a chuva, traçando histórias paralelas e mostrando como ambos percorrem um longo caminho até seu lugar de destino. 

image "Òrun Àiyé: a criação do mundo" (Divulgação)

Seguindo a trilha das histórias instigantes reunidas nesta mostra, que por vezes apresentam uma tradição ou cultura específicas do país, "Caminho dos Gigantes", de Alois Di Leo, mostra uma floresta de árvores gigantes, onde uma menina indígena desafia o seu destino para entender o ciclo da vida. "Òrun Àiyé: a criação do mundo", de Jamile Coelho e Cintia Maria, conta a trajetória de Oxalá, narrada por Carlinhos Brown, em sua missão para criar o mundo.

image "Para Ver Poesia" é o curta paraense na mostra (Divulgação)

"Para Ver Poesia", de Andrei Miralha e Marcílio Costa, retrata o olhar da infância transformando poeticamente o mundo ao redor. Na história, um garoto usa a imaginação para compreender as coisas, criando um universo muito particular em que a poesia é a ferramenta de encantamento de sua realidade, na Amazônia 

No enredo de "Lipe, vovô e o monstro", de Felippe Steffens e Carlos Mateus, um menino vai passar o final de semana no sítio dos avós. Durante uma pescaria, ele conhece um segredo de seu avô, e acaba fazendo uma nova e inusitada amizade. "No caminho da escola", dirigido por alunos do projeto de animação Instituto Marlin Azuluma, no trajeto entre a casa e o colégio uma menina faz uma viagem alucinante por planetas imaginários e acaba perdendo a primeira aula. "Meu melhor amigo", de Laly Cataguases, mostra uma viagem poética, em que um solitário garoto dá vida ao seu melhor amigo imaginário. 

image "Vivi Lobo e o quadro mágico" (Divulgação)

"Vivi Lobo e o quarto mágico", de Isabelle Santos e Edu M. Z. Camargo, narra a história da garota que dá nome ao filme. A personagem descobre uma porta mágica em seu quarto e começa a perceber dentro dela um processo de transformação que a fará enxergar a vida de maneira diferente. Por fim, "Quando a chuva vem?", de Jefferson Batista, fala da seca que assolou o nordeste do Brasil entre os anos de 1979 e 1985 pelo ponto de vista de uma criança.

Com a programação suspensa desde o dia 17 de março em razão da pandemia do coronavírus, o Itaú Cultural tem intensificado a produção de materiais pensados para toda a família, ampliando a produção de conteúdo para diversos públicos, como podcasts, cursos de EAD e vídeos, no site e redes sociais da instituição e na Enciclopédia Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA