Confira as indicações de Marco Antonio Moreira para os filmes em cartaz em Belém

Sessões especiais de 'O Iluminado', mostra em homenagem ao cineasta Pedro Almodóvar e sessão cineclubista são os destaques da semana

“O Iluminado”

Depois de tantos projetos inacabados e insistências de parte do público, finalmente a Warner Brothers anuncia o lançamento de “Doutor Sono”, continuação da história de “O Iluminado”, filme de Stanley Kubrick que é um dos clássicos do gênero terror. A continuação também é baseada na obra de Stephen King, autor de sucesso que inspirou diversas adaptações cinematográficas, desde os anos 70.

O livro “Doutor Sono” foi lançado por King em 2013 e mostra histórias após os acontecimentos de “O Iluminado” com Danny Torrance como protagonista. Danny é o garoto que sobrevive ao hotel Overlook e ao ataque do pai. Ainda abalado psicologicamente, ele tenta se reencontrar mas seu dom telepático vai lhe levar para situações estranhas e trágicas.

A versão cinematográfica de “Doutor Sono” é dirigida por Mike Flanagan que já trabalhou em outros filmes do gênero. No elenco, Ewan McGregor (Transpotting) e Rebecca Ferguson. Mas é importante destacar que o lançamento desta continuação permitirá a realização de sessões especiais de “O Iluminado” nas salas de cinema como maneira de divulgar o lançamento de sua continuação.

Eu tive a oportunidade de assistir, diversas vezes, o filme de Kubrick nos cinemas, mas muitos fãs da obra só assistiram pela televisão. A exibição do filme, somente no dia 29/10, deve ser aproveitada como uma chance rara de observar um grande trabalho do mestre Kubrick na tela de uma sala de exibição.

Onde: diversas salas

Quando: Somente dia 29 em sessões especiais

“Mostra Pedro Almodóvar"

Pedro Almodóvar completou 70 anos em 2019 e sua obra merece ser revisitada e conhecida pelos novos cinemaníacos. Cineasta com olhar humano e sensível sobre o mundo e seus personagens, Almodóvar foi muito elogiado pelo seu mais recente filme, “Dor e Glória”, exibido recentemente nos cinemas.

O cinema Olympia exibe mostra de alguns de seus melhores filmes até dia 30/10. É importante conferir belas obras como “Fale com Ela” (2002), “Tudo sobre Minha Mãe” (1999) (trailer) e “A Lei do Desejo” (1987) e também alguns dos primeiros trabalhos do diretor no cinema como “Labirinto de Paixões” (1982)

A exibição faz parte de uma parceria desse cinema com Pró-Reitoria de Relações Internacionais (PROINTER) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A próxima mostra especial no cinema Olympia será com filmes do diretor Luís Buñuel.

Onde: Cine Olympia

Quando: Até dia 30/10

“Minha Vida de Cachorro”

O cinema sueco tem intensa influência artística de Ingmar Bergman, grande cineasta que deixou uma obra extraordinária. Mas novas gerações de diretores mantiveram a qualidade dessa cinematografia. Lass Hallstrom era um dos novos talentos do cinema sueco quando realizou “Minha Vida de Cachorro” nos anos 1980.

O filme impressionou muitos críticos com a história do menino que tenta superar saudades da família, após agravamento da saúde de sua mãe. Suas experiências de vida acabam enriquecendo seu modo de viver. Filmado de maneira sensível e poética, “Minha Vida de Cachorro” consegue captar a essência de uma criança em busca de novas identidades.

O filme foi considerado como um dos melhores do ano na época de seu lançamento e foi indicado para o “Oscar” de melhor direção e roteiro, ao “Bafta” como melhor filme estrangeiro e recebeu o Globo de Ouro de 1987 como Melhor Filme de Estrangeiro. Depois do sucesso do filme, o diretor Lass Hallstrom iniciou carreira em Hollywood e realizou diversos filmes como “Meu Querido Intruso” (1991) e “Gilbert Crape – Aprendiz de Sonhador” (1993).

Onde: Cine Líbero Luxardo (Sessão Cult)

Quando: dia 26/10 às 15h

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM CULTURA