CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Casa das Artes recebe roda de conversa sobre novo modelo de produção cinematográfica

Evento vai debater produções como o longa "Roma", de Alfonso Cuarón, que levou três prêmios no Oscar 2019

Ana Carolina Matos
fonte

Cada vez mais, as plataformas de streaming vêm investindo na produção de longas que, a exemplo de "Roma", arrancam não só elogios de críticos em todo o mundo, como são dignas de aclamadas premiações do cinema mundial. A discussão é foco de debate, realizado nesta terça-feira, 26, pelo Centro de Estudos Cinematográficos (CEC).

Os professores Marco Antonio Moreira, John Fletcher e Alex Damasceno conduzem, junto ao público, o bate-papo, que tem início às 18h30, na Casa das Artes. A programação terá emissão de certificados de participação. As inscrições são feitas pouco antes do início do debate.

Coordenador da programação, Marco Antonio Moreira ressalta que o filme de Alfonso Cuarón servirá como ponto inicial da discussão, que reflete sobre este novo modelo de produção cinematográfica. "Desde novembro o filme 'Roma' tem chamado muito atenção e dividindo um pouco das opiniões. É um ponto de partida nessa discussão. Independente do mérito do filme nas novas plataformas, não foi exibido nos cinemas, mas foi exibido na Netflix. Teve algumas exibições até, mas nada configurado com uma formatação normal", conta.

A iniciativa tem como objetivo estimular e provocar reflexões acerca do cinema. "Chamo as ações do CEC como ações culturais, porque a intenção é instigar, sugerimos que se estude cinema. Sempre fico muito atento aos temas que estão por aí, quando não há razões específicas de debate. O cinema não é só diversão, então sempre que tem temas interessantes para discussão, acrescentamos na programação", explica Marco Antonio. "A ideia é sempre que o público participe da programação, que exista essa troca", acrescenta.

Um dos favoritos na categoria de Melhor Filme do Oscar 2019, o longa "Roma" tentou, mas foi desbancado pelo filme "Green Book: O Guia", dirigido por Peter Farrelly na noite do último domingo, 24. Alguns críticos chegaram a afirmar que o longa não foi escolhido pela academia por ter sido produzido pela Netflix.

Marco Antonio discorda: "Não acho que seja por conta disso. É muito difícil um filme estrangeiro levar um Oscar. É uma categoria de premiação para o cinema americano", avalia. "Se fosse por isso, "Roma" não ganharia como Melhor Filme Estrangeiro", conclui. O CEC realiza debates desde 2015. A programação é realizada sempre na última terça-feira de cada mês. A iniciativa é gratuita. 

Agende-se
Centro de Estudos Cinematográficos (CEC) debate "Roma", de Alfonso Cuarón
Data: terça-feira, 26, a partir das 18h30
Local: Casa das Artes (Praça Justo Chermont, 236 - Bairro de Nazaré)
Entrada franca

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA