Belém recebe o Festival Varilux de Cinema Francês a partir de quinta

Evento terá produções que passam por comédia, animação, drama, ação e filmes históricos

Lucas Costa

Ao lado dos blockbusters produzidos por grandes estúdios de cinema americano, capazes de levar milhões de pessoas às salas de cinema do mundo todo, resiste o cinema francês, com sua característica habilidade contar histórias, reconhecida pelos amantes da sétima arte ao redor do mundo.

O estilo francês de traduzir histórias em tela grande chega ao Brasil durante este mês no Festival Varilux de Cinema Francês. Trata-se de uma seleção de 16 longas-metragens recentes e um clássico, que serão exibidos em salas de todo o país entre os dias 6 e 19 de junho.

Em Belém, o festival ocorre no Cine Líbero Luxardo (Centur), com três sessões diárias; e em Ananindeua, as exibições ocorrem no Cinesystem (Shopping Metrópole Ananindeua), com quatro sessões por dia. A programação detalhada está disponível em www.variluxcinefrances.com.

Chegando a sua décima edição, o Varilux é considerado o maior festival de filmes franceses fora da França, e este ano deve ultrapassar um milhão de espectadores no Brasil. Ambos Emmanuelle e Christian Boudier, curadores e diretores do festival; brincam que outros dirão que a marca de um milhão de espectadores foi o que teve, em um dia, certo filme americano lançado em abril deste ano, em 80% dos cinemas brasileiros.

“Uma comparação dessas poderia nos desestimular. Mas, pelo contrário, ela só faz reforçar a legitimidade e a importância do trabalho realizado a cada ano pelo Festival Varilux e, de forma mais geral, por todos aqueles – artistas, instituições, profissionais, jornalistas, cidadãos – que entraram em resistência para defender a diversidade cultural e cinematográfica no Brasil”, declaram os dois.

Em 2010, primeira edição do festival, ele era apresentado em apenas nove cidades para 22 mil espectadores. Em 2018 a mostra desembarcou em 88 cidades e conquistou 180 mil espectadores. Este ano, comédia, animação, drama, ação e filmes históricos são algumas opções da mostra. O público terá a oportunidade de assistir aos mais novos trabalhos de cineastas, astros e estrelas consagradas e também de premiados jovens talentos que imprimem diversidade e originalidade ao cinema francês.

DESTAQUES

Entre as produções estão alguns rostos conhecidos dos brasileiros. Louis Garrel, um dos protagonistas de “Os Sonhadores” (2003), está no Varilux dirigindo e atuando no filme “Um Homem Fiel”, que conta a história de Marianne. Ela decide trocar Abel por Paul, seu melhor amigo e pai do seu futuro filho. Oito anos depois, Paul morre. Abel e Marianne voltam a namorar, despertando sentimentos de ciúmes tanto no filho de Marianne, Joseph; quanto na irmã de Paul, Eva; que secretamente ama Abel desde a infância.

Quem também está na mostra é a atriz Audrey Tautou, conhecida do público pelo sucesso “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain” (2001). Ela está no elenco de “Finalmente Livres”, de Pierre Salvadori.

Na trama, Yvonne é uma jovem inspetora de polícia, e descobre que o marido, o capitão Santi, herói local morto em combate, não era o policial corajoso e íntegro que ela pensava, mas um verdadeiro bandido. Determinada a reparar os erros cometidos por ele, Yvonne cruza o caminho de Antoine, injustamente preso por Santi durante oito longos anos.

As questões sociais, muito presentes nas produções audiovisuais francesas, também estão na programação do Varilux, que desta vez propõe discussões sobre abuso sexual na infância.

O premiado “Graças a Deus”, de François Ozon, retrata a história real do padre acusado de molestar dezenas de meninos entre os anos 1980 e 1990. A produção foi vencedora do Urso de Prata no Festival de Berlim este ano – prêmio do júri.

Também vencedor de vários prêmios, “Inocência Roubada”, de Andrea Bescond e Eric Metayer, é baseado na história real vivida pela diretora e mostra a dança como um importante meio de superar traumas sofridos a partir de abusos sexuais na infância.

O longa integrou a seleção do Festival de Cannes em 2018 na mostra “Un Certain Regard” e garantiu dois prêmios César em 2019, nas categorias Melhor Adaptação e Melhor Atriz Coadjuvante.

O CLÁSSICO E A OBRA REVISITADA

Nesta edição, o Varilux homenageia também a história do cinema francês. Em 2019 comemora-se o aniversário de 30 anos do clássico “Cyrano de Bergerac” de Jean-Paul Rappeneau, com o consagrado Gérard Depardieu, baseado na comédia heróica de Edmond Rostand. A criação do filme, em 1897, é objeto de outro filme da seleção, a cinebiografia “Cyrano Mon Amour”, de Alexis Michalik.

O filme mostra o processo criativo do dramaturgo francês ao escrever a aclamada peça “Cyrano de Bergerac”, sua obra de sucesso traduzida em mais de 40 línguas e tendo seu personagem considerado arquétipo humano como Hamlet e Don Quixote.

O festival também celebra um acontecimento da história da França que teve impacto em todo o mundo. Em julho deste ano comemora-se 230 anos da Tomada da Bastilha, e o longa “A Revolução em Paris”, de Pierre Schoeller, revisita parte desta história.

Na ocasião, o povo francês uniu-se contra a monarquia de Luís XVI exigindo uma transformação na sociedade. Sob os ideais de “Liberdade, Igualdade, Fraternidade”, o movimento derrubou o Antigo Regime.

Quem também está na mostra é Asterix, rebelde e tipicamente francês, ele é considerado um dos personagens mais icônicos do país. Na programação, o dedicado a toda a família: “Asterix e o Segredo da Poção Mágica”, de Louis Clichy e Alexandre Astier.

A animação tem roteiro original e  a trama conta a aventura da dupla Asterix e Obelix na busca de um novo guardião para a poção mágica da Gália e na tentativa de impedir que a receita caia nas mãos erradas.

Agende-se:

Festival Varilux de Cinema Francês
Data: de 6 a 19 de junho
Local: Cine Líbero Luxardo (Centur - Av. Gentil Bitencourt, 650 - Nazaré)
Cinesystem Shopping Metrópole Ananindeua (Rod. BR-316, Km 4, 4500 - Coqueiro)
Programação disponível em: www.variluxcinefrances.com

Cinema
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!