CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Animação infantil homenageia Tarsila do Amaral

'Tarsilinha', dos diretores Celia Catunda e Kiko Mistrorigo (“Peixonauta” e “O Show da Luna!”), chega às salas de cinema no próximo dia 17.

O Liberal
fonte

A artista plástica Tarsila do Amaral é a grande inspiração de “Tarsilinha”, filme de animação dirigido por Celia Catunda e Kiko Mistrorigo (“Peixonauta” e “O Show da Luna!”), que chega às salas de cinema do país no próximo dia 17 de março. Os desenhos da animação seguem os traços da pintura da artista, além de personagens das lendas brasileiras e das obras de Tarsila do Amaral, como o famoso “Abaporu”.

Um dos quadros mais determinantes para a construção da história foi “A Cuca”, que trouxe personagens como o Saci, o Bicho Barrigudo e o Bicho Pássaro, além de outros elementos como os brincos, que estão no auto retrato da pintora. Já obras como “A Feira”, “EFCB” (Estrada De Ferro Central Do Brasil) e “São Paulo (Gazo)” inspiraram a criação da paisagem urbana no filme.     

Tarsila do Amaral nasceu em 1886, no interior de São Paulo. Ela fez o primeiro quadro, “Sagrado Coração de Jesus”, em 1904. Estudou escultura, desenho e pintura com grandes artistas da época, inclusive em Barcelona e Paris. Em 1922, ela voltou a São Paulo para participar da Semana de Arte Moderna, onde teve importante papel.

No filme, Tarsilinha é uma menina de oito anos que se junta aos amigos para viver uma aventura fantástica. Eles têm que recuperar objetos roubados da caixinha de recordações da mãe de Tarsilinha e, para isso, mergulha nas profundezas do “Abaporu” a fim de recuperar as memórias das pessoas. O filme aborda a importância da preservação da memória na construção da identidade de cada um. 

A trilha sonora é assinada por Zezinho Mutarelli e Zeca Baleiro. O roteiro é de Fernando Salem e Marcus Aurelius Pimenta.

 

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA