CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Alfonso Cuarón tenta levar o seu segundo Oscar com o inovador "Roma"

Outro diretor no páreo é Spike Lee, que está entre os favoritos por "Infiltrado na Klan"

Enize Vidigal
fonte

O mexicano Alfonso Cuarón levou o Oscar de Melhor Diretor no ano de 2014 com o filme "Gravidade". Este ano, ele concorre novamente nessa categoria com o desafiador Roma.

Outros candidatos são Spike Lee por Infiltrado na Klan; Adam McKay por "Vice"; Yorgos Lanthimos por "A Favorita"; e Pawel Pawlikowski por "Guerra Fria", sendo o último longa o único dentre os indicados dessa categoria que não figura entre os indicados a Melhor Filme. A película de Pawel narra a paixão entre duas pessoas de diferentes origens e temperamentos durante a Guerra Fria, nos anos 50.

"Este seria o ano do Spike Lee, (indicado pela direção de Infiltrado na Klan), que trouxe um filme forte que bate no racismo e no preconceito. Mas nos últimos anos, foram premiados muitos cineastas mexicanos. Creio que isso vai se repetir este ano", arrisca o crítico de cinema Ismaelino Pinto.

image Spike Lee nos bastidores da gravação de "Infiltrado na Klan" (Divulgação)

De fato, nos dois anos seguintes à premiação de Cuarón no Oscar, 2015 e 2016, as estatuetas de Melhor Diretor foram agarradas por Alejandro González Iñárritu, pelos filmes "Birdman" e "O Regresso". Em 2017, houve o intervalo na preferência mexicana com o americano Damien Chazelle, com "La la land: Cantando as Estações", até a volta do favoritismo mexicano no ano passado, com a premiação de Guillermo Del Toro pelo longa "A Forma da Água".

Em entrevista para a Entertainment Weekly logo após o anúncio dos indicados, Spike Lee disse que atribui a indicação ao movimento do #OscarsSoWhite, que marcou a premiação de 2016, que não teve diretores, atores ou atrizes negros indicados para as principais categorias. “Bem, sejamos honestos. Isso não teria acontecido se não fosse pela hashtag #OscarsSoWhite. O que aquela campanha fez? ela fez a Academia entender que eles precisavam diversificar os membros... E eu acho que historiadores, daqui a muitos anos, ao procurar por uma obra de arte que cristalizou a época louca pra ca*** que vivemos, eles colocarão Infiltrado na Klan no topo da lista, eu acredito nisso”, afirmou Spike Lee.

"Infiltrado na Klan" também recebeu indicações a Melhor Filme, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Trina Sonora, Melhor Edição e Melhor Ator Coadjuvante (Adam Driver). Vale lembrar que, embora esta seja a primeira vez que Spike Lee seja reconhecido como cineasta, ele recebeu uma indicação ao Oscar de Melhor Roteiro Original por Faça a Coisa Certa, de 1989.

Adaptado de uma história real, Infiltrado na Klan conta a história de um policial negro que monta uma operação para se infiltrar no grupo racista da Ku Klux Klan. O elenco conta com John David Washington, Adam Driver, Laura Harrier e Topher Grace.

image O diretor grego Yorgos Lanthimos está na disputa com o longa "A Favorita" (Divulgação)

Lanthimos, o grego, vai para a Inglaterra filmar uma história da rainha Anne e suas adoráveis (ou nem tanto) cortesãs. Quem dá show é Olivia Colman no papel da rainha louca e lésbica. Está indicada para o troféu de melhor atriz, mas, apesar da sua performance estupenda, deve perder para Glenn Close, de A Esposa, produção que nem sequer está entre as oito indicados para melhor filme.

Lanthimos quebra a encenação acadêmica que prejudica tantas obras de época. Inventa com a câmera, com truques de lentes de grande angular, o que levou alguns a classificarem sua direção de enjoativa. Funciona. 

Já Pawel Pawlikowski, com Guerra Fria, faz um filme integralmente europeu, uma love story prejudicada pelas intrincadas relações políticas do pós-guerra (leia acima). Talvez seja, dos cinco exercícios de direção, o mais convencional. Não deixa de ser eficaz. Parece uma daquelas histórias de amor de antigamente com pano de fundo político, porém pouco saturado.

* Com informações da Agência Estado

Leia Também

Especialistas garantem que cerimônia do Oscar terá mensagem política e social este ano

Disputa de Melhor Ator traz embate entre estreante e veteranos em 2019

Glenn Close deve levar sua primeira estatueta de Melhor Atriz este ano

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA