CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

4º Festival de Cinema de Alter do Chão anuncia filmes selecionados

Ao todo, 273 filmes de mais de 70 países entraram paras as mostras competitivas. Cineastas indígenas, ucranianos e espanhóis terão mostras especiais. A programação virtual e presencial é gratuita.

Enize Vidigal
fonte

O 4º Festival de Cinema de Alter do Chão (Fest Alter) divulgou os 273 filmes de mais de 70 países que foram selecionados, sendo 94 para a Mostra Competitiva e 179 para a Mostra Paralela. O evento gratuito acontece de forma híbrida (presencial e virtual), a partir do dia 16 de novembro, quando começa o evento. A abertura do Fest Alter terá a participação de indígenas da etnia Bobari e do cacique Raoni, além de promover uma homenagem ao violonista Sebastião Tapajós, falecido há um ano.

A lista dos filmes selecionados está disponível no site www.festivaldealterdochao.com.br . A exibição virtual será realizada pela plataforma de streaming FestAlterPlay, onde essas e de outras mostras poderão ser conferidas a partir de 16 de novembro. E presencialmente, o Fest Alter acontece entre os dias 16 e 20 de novembro, na Praça 7 de Setembro, do distrito de Alter do Chão, município de Santarém, região do Baixo Amazonas.

As produções selecionadas este ano têm temas variados, como a pandemia, experimentais, LGBTQIA+, ambiental, indígena, quilombolas, ribeirinhos, amazônico, comunitário, infantil, animação e ficção. Os filmes estão divididos em cinco categorias: longa e curta-metragem, documentário, animação e smartphone, sendo a última voltada para filmes feitos com o celular.

Foram 2.157 filmes recebidos pela organização do festival durante os 15 dias de inscrição. “Temos filmes incríveis, como de etnias indígenas usando cocar, fumando cachimbo e tomando chimarrão em meio ao frio do Rio Grande do Sul”, conta o cineasta, fotógrafo e diretor e idealizador do festival, Locca Faria.

Entre os fatos inusitados que marcam esta edição está a participação massiva de cineastas ucranianos em plena guerra com a Rússia. “Os cineastas ucranianos enviaram mais de 40 filmes, incríveis”, acrescenta. A Ucrânia ganhou uma mostra especial no festival, assim como da Espanha e as produções indígenas.

Na plataforma estarão disponíveis todos os filmes e também as palestras, debates, live e músicas da programação do festival.

Abertura

A abertura do Fest Alter, no dia 16 de novembro, contará com várias surpresas que serão transmitidas ao vivo pela FestAlterPlay, a partir das 20h. Mulheres indígenas Borari chegarão de canoa ao local do evento, à noite, carregando tochas pelo rio Tapajós, e, ao desembarcar, realizarão um ritual no local. Em seguida, após as falas das autoridades presentes, o cacique Raoni dará um depoimento sobre a importância dos cineastas indígenas, cuja crescente produção divulga e perpetua a cultura e o modo de vida das diferentes etnias. Haverá a exibição de um curta-metragem indígena.

A noite encerra com um show em homenagem a Sebastião Tapajós. O violonista Ígor Capela vai tocar canções do famoso santareno e a banda que acompanhava o artista também vai se apresentar.

Rodada de negócios

O 4º Fest Alter traz outra novidade. Os cineastas poderão inscrever projetos no site do evento, que serão apresentados aos canais de televisão a cabo Globonews, Canal Brasil e Canal Curta, à produtora Globo Filmes e às gigantes do streaming Netflix e Globoplay.

“O festival terá uma rodada de negócios em que produtores e diretores terão a oportunidade de apresentar os seus projetos”, ressalta Locca Faria. Para participar basta fazer o cadastro do projeto no site do festival até o próximo dia 29 deste mês. O resultado será divulgado no dia 11 de novembro, no mesmo site.

O Fest Alter volta ao formato presencial após dois anos. O patrocínio é do Instituto Cultural Vale, com apoio da Embaixada da Espanha e parceria com Parla Índio e Prefeitura de Santarém.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cinema
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

RELACIONADAS EM CINEMA

MAIS LIDAS EM CULTURA