Morte de Clara Nunes: após 40 anos, médico da artista revela detalhes do ocorrido

Logo ao final do procedimento de retirada de varizes, a artista já não respondia bem

O Liberal
fonte

A cantora Clara Nunes estava com 40 anos de idade quando faleceu no dia 2 de abril de 1983 após ficar 28 dias internada em decorrência de uma reação considerada anormal à anestesia geral recebida em uma cirurgia de retirada de varizes. Ela era casada com o compositor Paulo César Pinheiro. Em memória aos 40 anos de falecimento de Clara, o Fantástico entrevistou o médico da artista mineira, Antônio Vieira de Mello, que acompanhou a cirurgia e falou pela primeira vez sobre o ocorrido.

“Quando eu cheguei ao hospital, ela estava brigando com o anestesista porque ele estava insistindo com ela para não colocar tubo na garganta dela, que ela queria dormir, ela queria anestesia geral”, recordou. Mesmo o anestesista tendo atendido ao pedido de Clara Nunes, ao final do procedimento, Antônio de Mello notou que a paciente não estava bem.

“O sangue dela estava um pouco escuro, naquela época, nós não tínhamos essa monitorização que nós temos hoje. Ela estava com taquicardia ventricular em um ritmo muito rápido, uma frequência rápida e ela fibrilou. Ela entrou em fibrilação, é igual parada cardíaca, o coração fica tremendo”, explicou.

Choque anafilático

Clara Nunes sofreu um choque anafilático devido à anestesia e desenvolveu um edema na cabeça que a deixou em estado de coma.

“Ela teve uma reação absolutamente desproporcional. Nunca mais vi na vida”, admitiu o médico, que tem 58 anos de profissão.

O Fantástico teve acesso ao relatório com mais de 800 páginas do Conselho Regional de Medicina do Rio de Janeiro sobre o caso. O documento conclui que os médicos não erraram e nem os equipamentos falharam. O caso foi arquivado.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Celebridades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA