Catedral de Notre-Dame já foi cenário e inspiração para várias produções artísticas

A catedral parisiense, que foi atingida por um incêndio de grandes proporções, já foi homenageada por várias obras da cultura pop

Redação Integrada

A Catedral de Notre Dame, que foi parcialmente destruída por um incêndio de grandes proporções na tarde desta segunda-feira, 15, existe há mais de oito séculos, e é famosa não somente por ser um dos pontos turísticos mais visitados do mundo, mas também por estar presente em várias obras da cultura pop, tanto na literatura quanto no cinema e televisão. Confira algumas dessas obras:

Notre-Dame de Paris (1831):

Notre-Dame de Paris, de Victor Hugo (1831) (Divulgação)

Uma das obras mais importantes e conhecidas que têm a Catedral de Notre-Dame como cenário é o livro escrito pelo romancista francês Victor Hugo, em 1831. O livro conta a história de Esmeralda, uma jovem cigana que é sequestrada pelo disforme Quasímodo a mando do arquidiácono Claudio Frollo, que ficou perturbado pela beleza da moça. A obra apresentou o personagem Quasímodo, o "Corcunda de Notre-Dame", que mais tarde apareceu em várias adaptações para o cinema e televisão, sendo intepretado por atores como Anthony Hopkins, Henri Krauss e Anthony Quinn.

O Corcunda de Notre-Dame (1996):

O Corcunda de Notre-Dame (1996) (Divulgação)

Uma das adaptações do livro de Victor Hugo mais famosas na cultura pop é o filme classico da Disney "O Corcunda de Notre-Dame". A animação narra a história de Quasímodo, um sineiro corcunda que vive dentro da Catedral de Notre-Dame e vive com medo de aparecer em público, por conta da represália da sociedade devido a sua deficiência física. Ele se apaixona pela cigana Esmeralda, e entra numa disputa com o arcebispo Frollo pelo coração da jovem.

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001):

O Fabuloso Destino de Amélie Poulain (2001) (Divulgação)

O filme francês do diretor Jean-Pierre Jeunet conta a história de Amélie, uma jovem que se muda para o bairro parisiense de Montmartre e começa a trabalhar como garçonete. Um dia, ela encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa, e decide procurar pelo dono do objeto. Os acontecimentos fazem Amélia passar a ter uma nova visão de mundo, ajudando a todos ao seu redor com pequenos gestos. Durante o longa, vários pontos turísticos de Paris são visitados pela protagonista, entre eles a Catedral de Notre-Dame.

Antes do Pôr-do-Sol (2004):

Antes do Pôr-do-Sol (2004) (Divulgação)

Neste longa-metragem estrelado por Ethal Hawke e Julie Delpy, um casal se conhece por acaso em uma viagem de trem. Nove anos depois eles se reencontram em Paris e fazem um toour pela cidade de Paris, passando pela Catedral de Notre-Dame.

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!