Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Casa da Cultura celebra Dia dos Povos Indígenas com mostra de arte

A série documental “Arte Indígena Contemporânea” será entre os dias 16 a 19 de agosto

Bruna Lima

A Casa de Cultura de Canaã dos Carajás vai promover a mostra da série documental “Arte Indígena Contemporânea” entre os dias 16 a 19 de agosto, sempre às 19h, no auditório da Casa da Cultura. Qualquer pessoa com interesse no tema pode participar, mas, como o número de vagas é limitado, é preciso fazer inscrição prévia, ligando ou enviando mensagem para o telefone (94) 99220-3451.

A série é dedicada à história e ao processo criativo de artistas indígenas, com a intenção de colaborar para a reparação histórica e o reconhecimento. Entre os contemplados está o biólogo e artista Emerson Munduruku, que interpreta Uýra Sodoma em suas performances artísticas. Uýra é sua forma de reivindicar o próprio corpo trans.

A drag queen indígena pertence à etnia indígena Munduruku, mas é mais um de milhares indígenas que sofre com a diáspora e não teve a oportunidade de conviver diretamente com seu povo. Emerson Munduruku nasceu em uma vila, em Santarém, no oeste paraense, mas aos cinco anos se mudou para Manaus.

Outra artista presente na série é Duhigó Tukano, que tornou-se a primeira indígena amazonense a ter uma obra pertencente ao acervo do Masp. Sua tela “Rede Macaco”, de 2019, retrata o ritual de nascimento de um bebê do povo tukano, no interior de uma maloca.

A série “Arte Indígena Contemporânea” é uma produção do canal Arte1 e Instituto Vale, e tem a intenção de colaborar com um movimento que envolve instituições de arte do mundo todo, de reparação histórica e reconhecimento de expressões artísticas que foram silenciadas ao longo de séculos.

A programação marca as comemorações pelo Dia Internacional dos Povos Indígenas, celebrado em agosto.

Sobre a Casa da Cultura de Canaã dos Carajás

O espaço cultural foi criado e é mantido pela Vale e, agora, integra o Instituto Cultural Vale. A Casa da Cultura desempenha papel de guarda e registro do acervo histórico do município, e de difusor cultural na região. Nesse sentido, promove exposições, exibições de filmes, clubes de leitura, contações de história, espetáculos de música, dança, circo e teatro, além de manter uma escola de música e dança, onde crianças e jovens têm a oportunidade de participar, de forma gratuita, de aulas de ballet clássico, canto, violão, flauta doce e percussão tradicional paraense.

Serviço

Exibição da série documental Arte Indígena Contemporânea.

Data: 16 a 19 de agosto, a partir das 19h.

Local: Auditório da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, que fica localizada na Rua das Esmeraldas, número 141, Jardim das Palmeiras, Canaã dos Carajás.

Inscrições: Ligando ou enviando mensagem para o telefone (94) 99220-3451.

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA