Caipiroska de Belém é eleita a melhor do Norte em competição nacional

Mais de 3.200 bares das cinco regiões do país participaram do evento

Redação Integrada

Um campeonato nacional promovido por uma marca tradicional de vodka destacou a criação de um bartender paraense. Batizada de 'Cupulate', a bebida foi selecionada entre cinco finalistas do concurso 'A Melhor Caipiroska do Brasil', promovida pela Smirnoff. Nessa segunda edição da competição, mais de 3.200 bares das cinco regiões do país participaram do evento, cujo resultado foi divulgado no dia 14 de abril, durante a primeira edição da Feijoajay, em São Paulo. 

Para participar da competição, a condição indispensável era que as criações tivessem uma quantidade - determinada por cada barman - da vodka que dá nome ao concurso. Ao todo, foram 3.200 bares inscritos e quase seis meses de disputa. Na primeira parte da competição, coube aos internautas classificar as caipiroskas com notas de zero a cinco nos quesitos sabor, originalidade e apresentação. Desse crivo inicial, foram selecionados 250 bares. A avaliação nesta etapa ficou a cargo de um júri especializado e do público geral, que escolheram os campeões de cada uma das cinco regiões do Brasil. 

A representante da região Norte na grande final foi a “Cupulate”, caipiroska que tem como principal componente o cupuaçu, assinada pelo bartender Junior Braga. Na atividade há dez anos, Júnior é natural de Belém, mas trabalhou por muito tempo na capital paulista, antes de se firmar na sua cidade natal. Além da dose de vodka, a receita leva 70g de cupuaçu, 10ml de xarope de açúcar, 30ml de xarope de gengibre, um ramo de manjericão e um picolé de chocolate, dentro da bebida, para finalizar o drink.

Bebida foi escolhida a melhor do Norte no Concurso nacional (Divulgação)

As outras quatro vencedoras por suas regiões foram: “Arretado do Ceará” (Fortaleza/CE), “Flor de Açúcena” (Brasília/DF), “Dois Limões”, (São Paulo/SP) e “Aquarela” (Curitiba/PR).

Para conhecer as receitas das 5 campeãs regionais, basta acessar o site oficial: https://www.caipiroskasmirnoff.com.br

Cultura