Bandeirinhas e quadrilhas: moradores de Belém e Ananindeua se preparam para festas de São João

Em clima de expectativa, muitos paraenses já começaram enfeitar suas ruas para comemorar o dia de São João, na próxima segunda-feira (24), em seus bairros

Amanda Martins
Igor Mota/ O Liberal
fonte

O mês de junho é um período festivo de celebrações juninas e tradição em muitos bairros de Belém, especialmente no bairro do Jurunas, onde a Rua dos Timbiras, também conhecido como "Quarteirão do Rancho", se prepara para mais uma Festa de São João. Neste ano, a comemoração, com direito à fogueirinha, ocorrerá no próximo sábado (29) com início às 20h, prometendo uma noite animada para os moradores. 

VEJA MAIS

Devota de São João segurando uma imagem do santo Devotos de São João mantêm a tradição do banho de ervas atrativas do Ver-o-Peso
Ritual para atrair boas energias e proteção é realizado, todos os anos, no dia 24 de junho

Banda Fruta Quente São João em Belém: Fruto Sensual, 'Forrógode' e 'Estação Junina' são opções de saídas; veja a lista
A despedida do São João na capital paraense será agitada com programações que se estendem até dia 30 de junho

Larissa Maia, microempreendedora e uma das responsáveis pelo evento, revelou que os vizinhos estão entusiasmados e com os preparativos acelerados, já que há poucos dias até a festa. “A decoração está transformando a rua, criando um clima festivo com as tradicionais bandeirinhas coloridas. Queremos manter viva a tradição para as futuras gerações”, afirmou, destacando a importância de celebrar e perpetuar os costumes juninos. 

Tradicionalmente feita há três anos, a festa, que iniciou com um grupo de vizinhos de Larissa, nasceu com a proposta de animar a rua. “A nossa rua estava super parada, sentíamos falta de movimentar”, comentou Larissa. 

Desde então, a festa só tem crescido em popularidade e participação dos moradores. Segundo Larissa, esse é o ano em que há mais pessoas participando da festa. “Cada família ficou responsável por um prato típico e com os brinquedos, que servirão para os jogos clássicos de argola, tiro ao alvo, pescaria, para divertir as crianças e adultos de todas as idades”, acrescentou.

Os moradores do bairro do Jurunas estão entusiasmados e com os preparativos acelerados, já que há poucos dias até a festa Os moradores do bairro do Jurunas estão entusiasmados e com os preparativos acelerados, já que há poucos dias até a festa (Igor Mota / O Liberal)

Além dos jogos, uma das atrações mais esperadas é a apresentação de carimbó que será realizada pelas crianças da rua. “Os adultos irão animar com uma quadrilha maluca’, complementou Larissa. Música e dança também serão garantidos para a noite toda, segundo acrescentou Maia. 

A professora Kátia Borges, uma das moradoras envolvidas na organização, está empolgada com a festa. "Estou na parte da produção de bandeiras, mas também vou contribuir com comida. A expectativa está alta! Apesar de todo o processo de organização ser cansativo, tenho certeza de que será uma festinha muito bonita e divertida," comentou.

Kátia afirmou que a importância da festa para a comunidade é de fortalecer lanços entre a vizinhança. Ela também refletiu sobre o valor cultural das celebrações juninas. "Minha filha estuda jornalismo e desde sempre é uma grande defensora da cultura e cultura popular e tenho aprendido isso com ela ainda mais. Então, eu acho muito importante manter esse tipo de tradição, de cultivar a cultura das bandeirinhas, dos quitutes, da fogueirinha. Se depender da gente, não acaba”, declarou. 

A comunidade de Águas Linhas, em Ananindeua, se reuniu na Igreja Matriz de Santa Teresinha para celebrar o "Terê Arraiá" A comunidade de Águas Linhas, em Ananindeua, se reuniu na Igreja Matriz de Santa Teresinha para celebrar o "Terê Arraiá" (Pascom Santa Teresinha do Menino Jesus)

No último sábado (22), a comunidade de Águas Linhas, em Ananindeua, se reuniu na Igreja Matriz de Santa Teresinha para celebrar o "Terê Arraiá". Entre as atrações, destacaram-se apresentações de quadrilhas juninas, como a Mandacaru e Geração Estrela, além do animado “Forró dos Seminaristas”. O evento também incluiu brincadeiras típicas, venda de comidas tradicionais, bingo e uma missa especial com bênção aos presentes.

O Diácono Tárcio Araujo, missionário da Comunidade Obra de Maria e um dos organizadores do evento, ressaltou a importância do "Terê Arraiá" para o bairro. "É uma tradição anual celebrar São João não apenas na liturgia da igreja, mas também com uma festa cultural que envolve toda a comunidade do bairro. "É um evento familiar que reúne pessoas de todo bairro no complexo de nossa Matriz. As atividades que ocorrem durante o arraial vão desde apresentação de quadrilhas, grupos culturais, bandas de forró, concurso de miss, comidas típicas até bingo e muita animação", comentou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA