Banda Garotos Podres diz que música sobre Papai Noel virou alvo de inquérito policial

Grupo punk afirma que letra foi analisada após denúncia por 'incentivo à violência'

Hannah Franco
fonte

A banda punk Garotos Podres afirmou que foi alvo de um inquérito policial após uma denúncia relacionada ao repertório apresentado em um show. Segundo o vocalista Mao, integrante da formação original do grupo, a Polícia Civil analisou gravações da apresentação e letras de músicas, entre elas “Papai Noel Velho Batuta”, lançada em 1985. As informações são do portal g1.

O músico disse ter acesso a trechos do inquérito, mas não revelou o estado nem a unidade policial onde o caso foi registrado. De acordo com ele, a decisão segue orientação jurídica e busca evitar dar visibilidade aos denunciantes e expor autoridades envolvidas.

VEJA MAIS

image Justiça condena Crivella por censura a livro durante a Bienal de 2019

image Jeferson Tenório denuncia censura após ter perfil com 80 mil seguidores desativado no Instagram

A Secretaria da Segurança Pública informou que “um dos integrantes da banda mencionada foi ouvido em Termo de Declarações pelo Setor de Cartas Precatórias da Seccional de São Bernardo do Campo sobre um caso de racismo que é investigado pela Polícia Civil do estado da Paraíba”.

A música citada no inquérito completou 40 anos em 2025 e segue como um dos principais sucessos do Garotos Podres. Escrita e aprovada durante a ditadura militar, a letra inclui versos que fazem crítica direta ao sistema capitalista usando a figura do Papai Noel como metáfora.

Investigação analisa letras e falas do show

Segundo Mao, a alegação apresentada no inquérito é de que a música “incentiva a violência contra pessoas de bem”. Ainda conforme o vocalista, autoridades também teriam apontado o Papai Noel como uma “figura cristã”, de forte apelo popular e religioso no país.

Para a banda, a canção é uma crítica social à desigualdade. Em um trecho do documento, a letra é interpretada como uma “forma subliminar de estímulo à cultura da violência”.

A música diz: "Papai Noel, velho batuta / Rejeita os miseráveis / Eu quero matá-lo / Aquele porco capitalista".

A denúncia teria sido feita no primeiro semestre de 2025, após a realização de um show. Mao afirmou que o empresário responsável pela contratação da apresentação foi intimado a comparecer a uma delegacia. Posteriormente, os integrantes da banda também foram contatados e interrogados de forma remota.

No início de dezembro, o Garotos Podres publicou uma animação satirizando a investigação para chamar atenção ao caso. Segundo a banda, o episódio motivou a produção de um novo clipe animado da música “Papai Noel Velho Batuta”.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA