Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Artista homenageia dia a dia de Bragança em exposição de pinturas

Renata Souza apresenta "Faces Bragantinas", que terá ainda atividades educativas

Lucas Costa

As pessoas que preenchem o dia a dia que resulta na identidade bragantina são inspiração de uma série de pinturas da artista visual Renata Souza. O projeto “Faces Bragantinas”, parceria entre a artista e a Correnteza Produções, vai ter seu resultado conhecido pelo público no próximo sábado, dia 30, quando ocorre a abertura da exposição na Praça Antônio Pereira, a Praça do Coreto, em Bragança. Em um evento que começa às 18h, haverá ainda as atrações musicais Mestre Lázaro e Mani de Urutá.

O projeto de Renata Souza, nascida em Bragança, foi viabilizado pela Lei Aldir Blanc, e busca homenagear nomes que representem saberes e costumes típicos de sua cidade natal, além de registrar a relevância dessas figuras na localidade onde vivem. Dessa forma, em oito telas, a artista representa os seguintes profissionais e representações culturais: uma maruja, um pai de santo, um padre, uma artesã, um carpinteiro, um fazedor de farinha, um poeta e um mestre de carimbó.

“Através do projeto ‘Faces bragantinas’ pode-se levar essas pessoas a ver quão lindo e importante cada um é para a valorização da cultura da cidade. A forte cultura da diversidade dos trabalhadores na cidade de Bragança, no estado do Pará, foi a minha fonte de inspiração para este trabalho”, explica Renata.

A escolha dos profissionais pintados por Renata segue um recorte daqueles mais tradicionais da cidade, que por conta disso são referências na cultura bragantina. Para a confecção das obras, cada modelo foi fotografado no local onde desempenha seu trabalho, foi a partir destes registros que Renata criou suas obras.

Além de Bragança, as telas do projeto também serão expostas na Vila de Caratateua, em Bragança, no dia 1º de novembro. O evento será na Orla de Caratateua, com atração audiovisual do Conjunto de Vídeo-performances Margens Do Caeté, das 19h às 22h. Além das exposições, o projeto de Renata prevê ainda oficinas de iniciação à pintura, que serão realizadas em Bragança, dia 27 de outubro; e em Caratateua, no dia 1° de novembro.

Natural de Bragança, Renata Sousa  demonstrou aptidão para as artes plásticas, como o desenho e a pintura, desde criança. Hoje em dia, faz de seu talento uma vertente profissional, já que além da pintura, também é formada em tecnologia em Gestão Ambiental e graduanda em Engenharia Florestal. “Faces Bragantinas” é a primeira exposição da artista plástica, contemplada pelo Edital de Multilinguagens - Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural - Pará, no ano de 2021.

Palavras-chave

Cultura
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA