CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Amazônia Fashion Week celebra 18ª edição com 1º congresso de moda na programação

A programação acontece em dois lugares, a abertura será às 19h na Universidade da Amazônia (Unama) e os demais eventos no Espaço São José Liberto, com entrada franca

Emanuele Corrêa
fonte

Uma das mais importantes semanas de moda da região Norte, a "Amazônia Fashion Week", inicia na próxima quinta-feira, 16 e encerra no sábado, 18. Em sua 18ª edição apresentará em sua programação o 1º Congresso Amazônico de Moda, Design e Inovação. A programação acontece em dois lugares, a abertura será às 19h na Universidade da Amazônia (Unama) e os demais eventos no Espaço São José Liberto, com entrada franca.

VEJA MAIS

image BLVD Moda e Arte abre primeiro dia com desfile de moda
Desfile celebrou a diversidade cultural da Amazônia através de elementos que exaltavam a autenticidade regional

image Marabá: Ponto da Moda recebe inscrições para curso gratuito em moda
Podem se inscrever jovens com idade acima de 16 anos, alunos ou egressos da rede pública de ensino ou bolsistas da rede particular

O tema desta edição do AFW é "Moda & Vida", e a coordenadora geral e consultora de Moda, Felicia Assmar Maia, fala a respeito da 18ª edição. "Nesses 16 anos no cenário da Moda local, o Amazônia Fashion Week, reforça sua função de divulgar a moda na região amazônica, contribuindo para o fortalecimento do mercado para os produtos da indústria local", iniciou.

"Realizar a 18ª edição demonstra a importância do evento, que muito vem contribuindo para a construção da trajetória de desenvolvimento da moda autoral na região. A realização do AFW torna propícia à geração de empregos por causa de iniciativas locais de novos investimentos na área de confecção, concorrendo para o desenvolvimento econômico da região", continuou.

Questionada sobre a importância da sustentabilidade como valor inegociável, principalmente, quando se fala de Amazônia, a coordenadora reflete que já é uma realidade mundial e cabe a todos acompanharem. "Não dá mais para pensar o mundo sem atenção ao ambiente em que se vive, às pessoas que o constroem e às crises econômicas que viemos vivenciando nos últimos tempos. Foi necessário, então, que o mundo da moda repensasse nos impactos do setor têxtil do ponto de vista ambiental, considerando a extração excessiva de recursos naturais, e a pouca atenção ao aspecto social de quem faz as roupas", declarou.

E acrescentou ainda que a Amazônia produz uma singularidade na moda. "A Amazônia é uma região riquíssima em matérias-primas, além de ser possuidora de identidades singulares, por isso sua grande ligação com a moda. Além disso, a Amazônia está na moda, tantas as investidas globais na região para torná-la conhecida e preservá-la", disse.

O diferencial da AFW, segundo Felicia, é a celebração das identidades Amazônicas e a inspiração e utilização dos insumos da floresta. Para ela, a moda já é um meio de comunicação. "As roupas que se escolhe usar, com seus complementos, como calçados e acessórios, e as cores que eles apresentam, dizem algo sobre uma pessoa. Podemos considerar que uma das funções da moda é contribuir para a formação da identidade. Isso está associado à ênfase na autorrealização – um fenômeno extremamente moderno", explicou.

A novidade da edição é o 1º Congresso Amazônico de Moda, Design e Inovação, e a coordenadora explica a razão. "A Associação de Costureiras e Artesãs da Amazônia foi ganhadora do Prêmio de Incentivo à Arte e à Cultura da Fundação Cultural do Estado do Pará. Esse evento tem a proposta de debater importantes temas no âmbito da Moda e do Design, apresentando estudos e suas descobertas de soluções inovadoras para ambas as áreas do conhecimento, além de impulsionar a produção de moda local", sugeriu.

"O encontro reunirá profissionais e estudantes para debater sobre temas como sustentabilidade e inovações, além de demonstrar como na prática essas experimentações se concretizam em produtos de moda. O público pode esperar o melhor da moda autoral amazônica, em 20 desfiles de marcas locais, trazendo muita inovação, processos criativos diferenciados e materiais primas em experimentações novas que agregam valor ao produto final. Tanto o AFW como o Congresso são gratuitos e abertos ao público", finalizou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA