CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Aliança Francesa Belém realiza evento digital para celebrar cultura que une a Amazônia

A “Noite das Ideias” será transmitida nesta quinta-feira (28), a partir das 19h via canal do YouTube da instituição e pela TV Cultura do Pará

Caio Oliveira
fonte

Ainda que a maior parte de sua extensão fique dentro das fronteiras do Brasil, a imensidão da Amazônia se estende ainda pela Colômbia, Peru, Bolívia, Venezuela, Equador, Suriname e Guiana, além do território da Guiana Francesa, que é uma parte da Europa dentro deste caldeirão panamazônico. Para celebrar essa identidade que ultrapassa fronteiras internacionais e nos conecta como amazônidas, a Aliança Francesa Belém apresenta nesta quinta-feira (28) o evento virtual “Noite das Ideias”, uma iniciativa da Embaixada da França no Brasil em parceria com o Institut Français de Paris, transmitido via YouTube e pela TV Cultura do Pará.

Com o tema “Mais próximos”, o evento convidou representantes de diversas áreas artísticas e acadêmicas para pensar em maneiras de estreitar laços entre o Brasil e o território ultramarino da França. Em formato de programa gravado, o evento conta com mesas-redondas e atrações culturais como pocket-shows de Luizinho Lins e o grupo BanjoLoko, do grupo feminino de carimbó Suraras do Tapajós - de Alter do Chão - e da cantora Keila. 

O evento inicia com o debate “Falar na Amazônia”, para uma reflexão sobre as questões de discurso e variedade de línguas e criações artísticas entre o Pará e a Guiana Francesa, com os convidados: Ursula Vidal, secretária de Estado da Cultura do Pará; Edyr Augusto, escritor com livros publicados na França, vencedor do prêmio Caméléon de melhor romance estrangeiro, na Université Jean Moulin Lyon 3 (2015); e Christian Cécile, especialista em antropologia e membro do laboratório Migração, Interculturalidade e Educação na Amazônia (MINEA).

Na mesa “Amar a Amazônia”, será tratado sobre a proteção ambiental, sobretudo, das águas da região, com as participações da Ouvidora Geral do município de Belém, escritora e ativista indígena Márcia Kambeba e a também escritora e professora universitária Myrtô-Ribal Rilos, pesquisadora de sociedades crioulas do Caribe e da Guiana Francesa, além de uma fala da líder indígena Alessandra Munduruku.

Por fim, na mesa “Comer na Amazônia”, a chef Daniela Martins e a engenheira agrônoma Tatiana Daene discutem sobre os insumos alimentícios comuns na Pan-Amazônia e os usos tradicionais e contemporâneos de ingredientes típicos da região. 

“A Amazônia é tudo isso e é inclusive, a Guiana Francesa. Nós temos esse vizinho e somos unidos por uma ponte maravilhosa que não funciona, não sei o porquê. Eu estive lá há uns dois anos em uma feira literária e, estar lá, em Caiena, e como estar em Belém, em Icoaraci; é como estar em casa, mas com carros com placa europeia. Não é justo nós não termos proximidade maior com lá. Então, nesse caso, a cultura é o caminho para aproximar as pessoas. Não há razão para não haver uma troca maior, um intercâmbio, e não existe nada melhor para unir o próprio Estado do Pará, que é do tamanho de um país, do que a cultura. É a cultura que vai unir essas pessoas todas”, comenta Edyr Augusto sobre sua participação. 

Serviço

Noite das Ideias - Belém

Dia 28/01/2021, às 19h

Assista: YouTube - Aliança Francesa Belém

TV Cultura do Pará - Canal 2

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA