A lenda da cobra Norato no palco do Sesc Amazônia das Artes

Grupo de teatro In Bust apresenta espetáculo gratuito às 16h desta quarta-feira

Lucas Costa

O grupo paraense de teatro In Bust apresenta nesta quarta-feira, 15, um dos principais espetáculos de sua história, “Fio de Pão, A Lenda da Cobra Norato”. A apresentação integra o evento Sesc Amazônia das Artes, que promove circulação de manifestações artísticas entre os estados que compõem a Amazônia Legal. O evento evento tem entrada franca, e será no Sesc Ver-o-Peso, às 16h.

“Fio de Pão, A Lenda da Cobra Norato” resgata do imaginário popular o causo da cabocla atraída por um cobrão embruxado, que pari duas cobras: Caninana, a má; e Norato, que deseja apenas encontrar quem o desencante para se tornar humano.

As cobras são bonecos de luva, que contracenam com fantoches, manés-cocos e os típicos brinquedos de miriti do Pará. A narrativa é contada por uma família mista: o violeiro, nordestino, que migrou para o norte; sua mulher, paraense; e o filho. A encenação mescla a lenda com o cotidiano da família.

Cristina Costa, produtora da In Bust, conta que este é um dos primeiros espetáculos criados pelo grupo, e já soma mais de 20 anos de existência. Ela relembra que a montagem já teve outros formatos, com mais atores em cena, até chegar a forma atual.

“O Fio [de Pão] é um marco no trabalho da In Bust. Ele assume que tem uma linguagem que trabalha o boneco junto ao ator manipulador. A dramaturgia de todo o espetáculo é trabalhada dentro dessa parceria. Em cena, os manipuladores não se escondem enquanto manipuladores, mas assumem um personagem dentro da história, ao mesmo tempo em que são manipuladores. Esse é o diferencial dentro da linguagem”, explica Cristina.

O espetáculo estreou em 1997, e foi assistido por mais de 35 mil pessoas. É considerado um dos principais trabalhos da pesquisa desenvolvida pelo In Bust sobre a utilização do boneco popular na dramaturgia do teatro com boneco. Em cena, estarão Adriana Cruz, Paulo ricardo e Aníbal Pacha.

O Sesc Amazônia das Artes, é uma mostra que estimula e difunde a cultura amazônica e tem como objetivo promover a circulação da produção cultural dessa região, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, tendo o Piauí como convidado, devido à sua proximidade geográfica e identificação sociocultural.

A programação é completamente gratuita e segue até o dia 23 deste mês. Outro destaque dentro das apresentações é espetáculo “Box com Palhaçada”, do grupo Compalhaçada, do Amazonas (AM), que será na quinta-feira (16).

Cristina conta que ao longo da semana, após a apresentação dos dois grupos, o In Bust participará de uma espécie de conversa com os artistas de Manaus. A ideia é falar das experiências de produção cultural e artística na sua própria cidade, promovendo um intercâmbio de informações.

O grupo de Manaus trabalha com palhaçaria e o In Bust, com bonecos; e essa diferença é justamente um dos pontos mais interessantes do encontro. Cristina explica que ambos têm uma ligação forte com o público infantil, e que o objetivo era criar uma diversidade na troca de experiências.

Agende-se:
In Bust apresenta "Fio de de Pão, A Lenda da Cobra Norato"
Data: quarta-feira, 15, às 16h
Local: Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523 - Campina)
Entrada franca

Cultura