CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes será lançada em Belém (PA) nesta quarta (10)

Iracema Oliveira e Juraci Siqueira são os homenageados do evento com milhares de títulos e atrações variadas ao público de 17 a 25 de agosto no Hangar

Eduardo Rocha
fonte

O lançamento da 27ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, nesta quarta-feira (10), às 10h, no Teatro Estação Gasômetro, por iniciativa do Governo do Estado, tem um propósito relevante: formar leitores de mundo, em particular da própria Amazônia. A Feira rende homenagem, este ano, a duas figuras contumazes da realidade regional: o escritor Antônio Juraci Siqueira e a mestra de cultura, Iracema Oliveira, guardiã do Pássaro Junino Tucano, do bairro do Telégrafo.

VEJA MAIS

image Escritor paraense lança livro reflexivo sobre acontecimentos históricos da humanidade
Intitulado 'Noite Longa', o livro foi escrito durante a pandemia de covid-19

image Livro de padre Giovanni Gallo sobre cerâmica marajoara será lançado em Belém
A nova edição perpetua o livro de Gallo como uma das mais valiosas fontes para estudantes, pesquisadores, artesãos e empreendedores do tema marajoara

image Festival Arte da Palavra movimenta a literatura no Pará
Evento traz um panorama do Circuito Literário Arte da Palavra, que percorre o país até dezembro

A Feira será realizada de 17 a 25 de agosto, no Hangar Centro de Convenções da Amazônia, em Belém, e terá entrada gratuita todos os dias, das 9h às 21h. No evento, o público terá acesso a atividades culturais, como rodas de conversa, saraus, contação de histórias e shows, além da comercialização de livros.

Legados

Aos 87 anos, dos quais 70 dedicados ao rádio e perto de 80 anos na cultura popular, Iracema Oliveira é uma expressão viva da cultura amazônica. Aos 7 anos, ela ingressou no Pássaro Junino Cigarra Pintada e, então, não parou mais, inclusive, atuando na rádio, TV e cinema.

“Ser homenageada na Feira é  o reconhecimento ao trabalho pela cultura popular, até porque a literatura com a cultura popular andam juntas", diz.

De fato, o diálogo entre a literatura e a cultura popular abrem trilhas na Amazônia, como se verifica na vida e obra de Antônio Juraci Siqueira, de 75 anos. Nascido na localidade de Cajari, no Município de Afuá, Marajó, Juraci tem licenciatura plena em Filosofia pela UFPA. Ele é professor aposentado, contista, cronista, cordelista, poeta, autor de literatura infanto-juvenil e de humor em verso e prosa.

"O livro é uma porta mágica para o mundo mágico da literatura. Descobri a literatura nos almanaques de farmácia, folhetos de cordel e histórias em quadrinhos", revela. "Ser o autor homenageado da Feira me deixa honrado e feliz, pois nada dignifica mais o ser humano que ser lembrado e louvado não pelo que ele tem, mas pelo que ele é, sua obra."

Clima

O secretário de Cultura, Bruno Chagas, já adianta. "No primeiro dia, 17, será apresentada uma novidade, as Vozes do Clima: a COP na Amazônia. Os homenageados deste ano também trazem símbolos importantes do nosso estado", assinala.

"Serão comercializadas milhares de obras literárias, com o objetivo de contemplar os mais diversos públicos, incluindo os títulos lançados pela Secretaria de Estado de Cultura, 'Iracema voa: a mulher que traz a arte na alma', de autoria de Ester Sá, ilustração de Lívia Guimarães, sobre a nossa homenageada de 2024, Iracema Oliveira. Assim como, o box 'Juraci, o canoeiro das letras', ilustrado por Matheus dos Santos Bento, com os livros 'O menino que ouvia estrelas e se sonhava canoeiro'; 'Histórias do Tio Totó' e 'Itaí, a carinha pintada'; do nosso segundo homenageado, Antônio Juraci Siqueira", destaca Bruno Chagas.

Ao todo, serão 230 estandes de livros, 138 empresas, incluindo 50 editoras, 37 livrarias e 59 distribuidores de livros.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA