CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Primeiro Arrastão do Pavulagem de 2024 leva milhares de pessoas às ruas de Belém

Programação encerra com show da banda Arraial do Pavulagem, na Praça Waldemar Henrique

Gabi Gutierrez
fonte

Belém já deu início às programações de uma das mais vibrantes manifestações culturais deste ano: o Arrastão do Pavulagem de 2024, que promete agitar a cidade nas manhãs de domingo no mês de junho. O primeiro arrastão do ano está sendo realizado na manhã de hoje (16) e milhares já estão nas ruas de Belém curtindo a o evento, que traz muita cor, dança, música e cultura paraense. Veja fotos:

1º Arrastão do Pavulagem leva milhares às ruas neste domingo (16/06)

VEJA MAIS

image Arrastão do Pavulagem: confira as mudanças no trânsito de Belém no domingo (16/06)
Além de ruas interditadas pela Prefeitura de Belém, o itinerário de linhas de ônibus será alterado temporariamente; veja o que muda

image Arrastões do Pavulagem: Levantação dos Mastros e Ensaio Geral anunciam os festejos juninos em Belém
Programação com atrações variadas começará a partir das 16h e entrará pela noite na área do Boulevard da Gastronomia

image O que é o Arraial do Pavulagem? Conheça a origem do arrastão paraense realizado em Belém
O Arrastão do Pavulagem, que está na 37ª edição, ocorre nos meses de junho e outubro na capital do Pará. Nesse ano, a festa está marcada para os dias 16, 20 e 30 de junho e 7 de julho.

A concentração teve início às 9h na Praça da República. De lá, os participantes seguiram em um cortejo até a Praça Waldemar Henrique. No destino final do cortejo cultural, vem mais festa: a praça vira palco de um show da banda Arraial do Pavulagem, com um repertório que inclui canções que celebram a cultura amazônica, suas lendas, danças e ritmos, criando uma atmosfera de celebração e pertencimento.

Este ano, na sua 37ª edição, o evento traz o tema "Arraial do Saber", celebrando a sabedoria ancestral das mestras da cultura popular do Pará e destacando o papel essencial das mulheres na preservação dos tesouros imateriais da Amazônia. A programação reverencia as detentoras de saberes e fazeres, enfatizando a representação da natureza-mãe, fonte de força e criação.

O presidente do Instituto Arraial do Pavulagem, Ronaldo Silva, destacou a importância do evento como espaço de aprendizado e troca de conhecimentos, que este ano defende o conhecimento no seu tema. "O Arraial do Pavulagem é um lugar de troca de saberes. É uma escola sem paredes”, disse. Ronaldo ainda diz que o festejo do Arraial do Pavulagem é um trabalho feito a muitas mãos e pediu, para os próximos cortejos, que a população vá às ruas para espalhar alegria. “Tá só começando a nossa festa, pedimos que as pessoas venham e curtam em paz. A gente pede isso para que seja uma festa ainda mais bonita para todos", finalizou.

Nesse clima de paz, Bele Chagas, bióloga de 25 anos, curtiu o primeiro dia de festa com os amigos e já está na expectativa para os próximos domingos juninos. "O Arrastão do Pavulagem representa muito nosso povo e nosso calor. Vamos vir nos próximos domingos com certeza. Estando com saúde, vamos estar aqui celebrando nossa cultura”, disse a paraense que finalizou comemorando a manifestação cultural: “Viva o Arraial do Pavulagem! Viva a cultura paraense!".

Do lado de dentro do cordão do batalhão da estrela, além da estreia do boi na temporada junina de 2024, foi o dia que marcou a estreia dos integrantes da bande. Tatianny Soares, de 27 anos, é estreante no batalhão da estrela como tocadora de cuíca na banda. Ela foi acompanhada dos amigos e contou sobre a realização em participar do momento pela primeira vez: "Estou muito feliz e com a expectativa lá em cima. Eu vim com meus amigos, nós já acompanhamos o cortejo todos os anos e chegou um momento em que o boizinho nos chamou, e resolvemos atender o pedido”, disse ela falando sobre a motivação para fazer parte do time musical do evento. 

A programação do Arrastão do Pavulagem segue nos próximos finais de semana. O cortejo acontece sempre aos domingos, com concentração na Praça da República, a partir das 9h. E ao final, os brincantes encerram na Praça Waldemar Henrique, com show da banda Arraial do Pavulagem e convidados. Os próximos arrastões acontecem nos dias 23 e 30 de junho e 7 de julho.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cultura
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM CULTURA

MAIS LIDAS EM CULTURA