CINE NEWS

Por Marco Antônio Moreira

Coluna assinada pelo presidente da Associação dos Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), membro-fundador da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE) e membro da Academia Paraense de Ciências (APC). Doutor em Artes pelo PPGARTES/UFPA; Mestre em Artes pela UFPA. Professor de Cinema em várias instituições de ensino, coordenador-geral do Centro de Estudos Cinematográficos (CEC), crítico de cinema e pesquisador.

Os destaques cinematográficos de 2023 indicados pela Associação de Críticos

Marco Antonio Moreira
fonte

A Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA), fundada em 1962, destaca-se como uma das mais antigas associações de críticos no Brasil. Desde então, tem desempenhado um papel importante na seleção dos melhores filmes, contribuindo significativamente para os debates sobre a sétima arte e suas diversas categorias ligadas à produção cinematográfica.

Em 2023, seguindo a tradição de sua longa história, os críticos associados da ACCPA revelaram suas escolhas para os melhores filmes do ano, juntamente com outras indicações relevantes. "Assassinos da Lua das Flores", dirigido por Martin Scorsese, conquistou o primeiro lugar na lista, recebendo reconhecimento da ACCPA.

Participaram da votação: Pedro Veriano, Luzia Álvares, Marco Antonio Moreira, Augusto Pacheco, Fernando Segtowick, Ismaelino Pinto, Dedé Mesquita e Lorenna Montenegro.
Participe ativamente dos debates sobre cinema, utilizando a lista da ACCPA. Que 2024 seja um ano repleto de produções cinematográficas relevantes!

Melhores do Cinema em 2023- Associação de Críticos de Cinema do Pará (ACCPA)

1)    Assassinos da Lua das Flores de Martin Scorsese (61 pontos)
2)    Oppenheimer de Christopher Nolan (49 pontos)
3)    Tár de Todd Field (40 pontos)
4)    Retratos Fantasmas de Kleber Mendonça Filho (34 pontos)
5)    Close de Lukas Dhont (25 pontos)
6)    Os Banshees de Inisherin de Martin McDonagh (24 pontos)
7)    Os Fabelmans de Steven Spielberg (23 pontos)
8)    Elis e Tom, Só Tinha que ser com você de Roberto de Oliveira (17 pontos)
9)    EO de Jerzy Skolimowski (16 pontos)
10)                      Saltburn de Emerald Fennell (13 pontos)

Melhor Diretor: Martin Scorsese (Assassinos da Lua das Flores) e Christopher Nolan (Oppenheimer), Melhor Ator: Barry Kheogan (Saltburn), Melhor Atriz: Lily Gladstone (Assassinos da Lua das Flores), Melhor Ator Coadjuvante: Robert de Niro (Assassinos da Lua das Flores), Melhor Atriz Coadjuvante: Rosamund Pike (Saltburn), Melhor Roteiro Original: Todd Field (Tár), Melhor Roteiro Adaptado: Martin Scorsese e Eric Roth (Assassinos da Lua das Flores), Melhor Animação: Elementos, Melhor Documentário: Retratos Fantasmas de Kleber Mendonça Filho, Melhor Montagem: Jennifer Lamme (Oppenheimer), Melhor Fotografia: Rodrigo Prieto (Assassinos da Lua das Flores), Melhor Direção de Arte: Barbie, Melhor Som: Oppenheimer, Melhor Canção: “Steal the show” de Elementos, Melhor Efeitos Especial: Oppenheimer, Melhor Figurino: O Conde, Melhor Trilha Musical: Oppenheimer, Melhor Cabelo e Maquiagem: Assassinos da Lua das Flores.

Menções especiais: Ao querido professor Francisco Cardoso por sua amizade e colaboração com a ACCPA, Realização do I Seminário de Crítica Cinematográfica da ACCPA, Ao curta paraense “Cabana” de Adriana de Faria, a realização do Festival Etnográfico do Pará, o retorno das atividades de exibição do Cine Líbero Luxardo, a expectativa pelo retorno das atividades do Cinema Olympia em 2024, a importância do canal Mubi no panorama de canais de streaming por disponibilizar filmes de diversas nacionalidades.

Estreias

O Cine Líbero Luxardo iniciou suas exibições essa semana com filmes importantes para o ano cinematográfico: Monster de Hirokazu Koreeda (diretor dos excelentes Assunto de Família e Pais e Filhos) que concorreu à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2023, Afire de Christian Petzold (diretor de Barbara, Em Trânsito e Phoenix) premiado no Festival de Berlim 2023 e Tia Virginia de Fabio Meira com Vera Holtz e Arlete Salles, vencedor de seis prêmios no Festival de Cinema da Gramado incluindo Melhor Filme pelo Júri da Crítica e Melhor Atriz para Vera Holtz. Vamos prestigiar a programação dos cinemas alternativos de Belém!

Dica da Semana

“Geração de Proteus” de Donald Cammel. Com Julie Christie e Fritz Weaver. Um cientista cria um supercomputador que se rebela e quer dominar o mundo (Cineclube SINDMEPA. Terça-feira, dia 09/01, às 19h. Entrada gratuita).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Cine News
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS DE CINE NEWS