Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Veja como fazer uma noite de jogos em casa sem gastar muito

Confira dicas de games e como organizar uma noite de diversão

Maiza Santos

Encontrar com os amigos ou família é sempre garantia de diversão e muita risada. Para tornar essas reuniões ainda mais animadas e confortáveis, a melhor pedida é fazer um programa que “caiba no bolso” de todos. Pensando nisso, o Grupo Liberal preparou algumas dicas para quem deseja organizar uma noite de jogos simples e barata em casa. Confira as sugestões de games e preparativos.

VEJA MAIS

O que combina para comer assistindo TV? Veja ideias de petiscos fáceis de fazer
Nada melhor do que fazer uma maratona de um seriado, ou assistir um filme, na companhia de um "salgadinho". Pensando nisso, vamos te ensinar a fazer um petisco delicioso e fácil

É usuário do PS4 e PS5? Saiba como jogar online de graça neste fim de semana
A promoção é uma iniciativa para comemorar o Dia dos Namorados

Como fazer uma noite de jogos em casa?

1. Escolha um lugar apropriado em casa

Para fazer uma noite de jogos em casa, o primeiro ponto a pensar é o espaço que a diversão irá acontecer. O local deve ser bem definido para ninguém ser prejudicado quando a brincadeira começar. Se for um jogo de tabuleiro, por exemplo, é bom se certificar de que haverá uma mesa plana.

Além disso, ainda que poucas pessoas participem da brincadeira, é importante que a reunião seja feita em um ambiente que permita a livre movimentação de todos -  sem deixar ninguém muito apertadinho.

Bolinha de queijo com 3 ingredientes é a receita de hoje (06/04) no Mais Você com Ana Maria Braga
A receita do 'Mais Você' de hoje é uma ótima opção de petisco

Se você que um lanche barato e delicioso, faça um ‘Bolovo’
Esse petisco pode ser servido em várias ocasiões e vai ser o maior sucesso

Que tal um petisco para acompanhar o jogão desta sexta? Aprenda fazer bolinha de queijo com bacon
Não perca a 21ª rodada da Série B Brasil de Pelotas e Remo, às 19h

2. Compre petiscos e bebidas 

Ao organizar a noite de jogos em casa, lembre-se que não podem faltar comidinhas e bebidas para acompanhar. Os petiscos devem ser de acordo com o gosto dos seus convidados, então converse com seus amigos ou família para saber o que eles preferem e como cada um pode contribuir.

  • Queijos e vinhos - para uma noite mais sofisticada;
  • Pizza, salgadinhos e cerveja - para algo mais descontraído;
  • Pasteizinhos, salgadinhos e refrigerante - para uma reunião mais "sóbria"
  • Coxinhas, bolo e cerveja - para quem quiser economizar

Seja criativo!

3. Prepare uma playlist especial

Uma boa música não pode faltar para deixar o ambiente da reunião com os amigos ou família ainda mais animado. Para agradar a todos, a dica é:

  • Faça uma playlist compartilhada e cada um acrescenta as músicas de sua preferência;
  • Coloque no modo aleatório;
  • Para quem gostar, ainda pode organizar um Karaok.

4. Escolha bem os jogos

A grande estrela da noite deve ser a diversão, então faça uma seleção com as melhores brincadeiras para fazer parte do “cardápio”. Para ninguém cair no tédio jogando a mesma coisa a noite inteira, o ideal é escolher pelo menos 2 ou 3 jogos para revezar. Para não errar, faça uma enquete com todas as sugestões que tiverem e escolham juntos. Existem várias opções, como:

  • Tabuleiros
  • Jogos de cartas
  • Videogames
  • Mímica
  • Etc

5. Confira algumas dicas:

Quem Sou Eu

Os participantes devem escrever o nome de personalidades conhecidas em pedaços de papel, dobrar e fazer um sorteio. Com ajuda dos outros jogadores, todos devem colocar o papel na testa, sem olhar as respostas, para não estragar a brincadeira. Cada pessoa deverá adivinhar quem é através de perguntas, que serão respondidas apenas com ‘sim’ ou ‘não’ pelo restante do grupo.

Mímica

Escreva os nomes de alguns filmes, séries, pessoas famosas, objetos, animais em pedaços de papéis. Faça um sorteio destes papéis e escolha alguém para iniciar a brincadeira. Através de gestos que o participante estará fazendo, o grupo deve tentar adivinhar o que ele está representando.

Adedonha (Stop!)

Defina os temas, como nome, animal, cidade, marcas de carro, etc, para a brincadeira e anote isso em uma folha no papel. A contagem dos dedos se refere às letras e assim que uma for escolhida, o grupo precisa preencher a tabela feita folha o mais rápido possível, com palavras que comecem com a letra sorteada. Quando alguém finalizar, grita ‘STOP’ e os outros precisam largar a caneta. Ganha quem tiver mais acertos. Para a somatória do jogo:

  • 10 pontos cada acerto
  • 5 pontos se a resposta for a mesma de outro jogador
  • 0 pontos se não tiver respondido nada.

Detetive

O grupo deve ficar em círculo e sortear alguns pedaços de papéis, que contenham as letras A (assassino), D (detetive) e V (vítimas). O jogo tem apenas um detetive e um assassino. A brincadeira é comandada pelo assassino, que deve piscar discretamente para matar suas vítimas.

Quando a vítima morrer, ela precisa falar ‘morri’. Se conseguir matar todas as vítimas sem ser pega pelo detetive, o assassino é o vencedor. Se o detetive pegar o vilão, ele deve gritar “preso em nome da lei”.

Jogo do Desenho

Parecido com a mímica, a ideia desse jogo é que o grupo tente acertar o que está sendo desenhado em uma folha ou lousa. Sorteie o tema com papéis e o primeiro jogador terá que desenhar a palavra que está no papel. Os participantes têm até 2 minutos para adivinhar qual é a palavra. Quem acertar primeiro se torna o próximo a desenhar algo.

Só Perguntas

Neste jogo, o grupo poderá responder apenas através de perguntas. Escolham situações e lugares em papéis e façam um sorteio. Faça dois grupos e dois participantes de times opostos para iniciar a brincadeira.

Os participantes devem criar um diálogo com o tema sorteado, mas apenas usando perguntas. O jogador que responder com uma afirmação ou ficar mais de 5 segundos sem responder, perde a rodada e abre espaço para outra pessoa.

Exemplo:

“Aqui vende arroz?
“Não sei, mas será que vende feijão?”
“Isso é um mercado?”
“Mas não é um açougue?”

Gato Mia

Um jogador deve ser vendado e os outros têm que se esconder. A pessoa que está com a venda precisa falar 'gato mia' e descobrir onde os outros estão através de “miados” que os participantes estão soltando.

Quando capturar uma das pessoas, o participante precisa descobrir quem é apenas pela voz. Uma dica para não ser pego é tentar mudar a voz ao reproduzir o som.

Verdade ou Desafio

Forme um círculo com o grupo e escolha um objeto que tenha duas pontas. Um lado representará a pergunta e o outro a resposta. Escolha alguém para girar o objeto e quem estiver com o lado ‘pergunta’ apontado para si, deve perguntar “verdade ou desafio?”. Quem optar pelo desafio, deve cumprir algo que a outra pessoa indicou. Quem escolher verdade, deve responder a uma pergunta ousada.

Eu Nunca

O grupo deve formar uma roda e alguém deve iniciar a brincadeira com a frase ‘eu nunca…’, fazendo uma pergunta sobre algo que supostamente alguém pode ter feito. Aqueles que fizeram devem beber algo ou usar um esquema de pontuações, criado pelos jogadores.

No caso da brincadeira com a pontuação, quem tiver mais pontos feitos (tiver feito mais coisas citadas no Eu Nunca), perde.

(Estagiária Maiza Santos, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

 

Palavras-chave

Brasil
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL