PF prende mais um suspeito pelo assassinato de Bruno e Dom; defesa se diz 'surpresa' com prisão

Jânio Freitas de Souza foi preso nesta quinta-feira (18) e deve ser indiciado pelo duplo homicídio e ocultação de cadáveres

O Liberal
fonte

Polícia Federal prendeu nesta quinta-feira (18) mais um suspeito pela morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, em junho de 2022, no Vale do Javari, no Amazônia. Jânio Freitas de Souza foi preso em Tabatinga (AM), Ele é considerado braço-direito de Ruben Dário da Silva Villar, conhecido como "Colômbia", acusado de ser o mandante do crime. Segundo a PF, Jânio será indiciado pelo duplo homicídio e por ocultação de cadáveres.

VEJA MAIS

image Família de Bruno Pereira faz vaquinha virtual para custear tratamento do filho do indigenista
Aos cinco anos de idade, o filho do indigenista passa por um tratamento para neuroblastoma, tipo agressivo de câncer.

image Caso Dom Phillips e Bruno: PF prende segurança que seria informante de mandante dos assassinatos
Com o segurança foram apreendidas uma pistola PT 58 HC Taurus com a numeração raspada e seis munições de calibre 380

O órgão informou que todos os investigados no caso ligados à execução dos assassinatos já foram presos e serão transferidos para presídio federal nos próximos dias. 

Em dezembro do ano passado, a PF prendeu no município de Benjamin Constant um homem conhecido por ser o segurança particular de "Colômbia". Além dele, Amarildo da Costa Oliveira, o "Pelado", Oseney da Costa de Oliveira, conhecido como “Dos santos”, e Jefferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”, também já haviam sido presos por suposta participação nos assassinatos.

image Acusados pelas mortes de Bruno Pereira e Dom Phillips vão a júri popular
Ainda não há data para o julgamento dos réus, que responderão pelos crimes de duplo homicídio qualificado e ocultação de cadáver

image Suspeito de ser o mandante dos assassinatos de Bruno e Dom nega acusação
Apontado pela Polícia Federal como o mandante dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista britânico Dom Phillips, Rubens Villar, conhecido como “Colômbia”, negou ter participado do crime em depoimento para a PF.

Defesa

Os advogados de Amarildo, Oseney e Jefferson divulgaram uma nota comentando sobre a prisão de Jânio Freitas de Souza e afirmam que a medida "causou surpresa" na defesa dos três pescadores, "pois todos os depoimentos e declarações do processo em que os pescadores estão respondendo são uníssonos em evidenciar que não houve mando ou organização criminosa", diz o texto. 

A nota é assinada pelos advogados Lucas Sá e Américo Leal, que são do Pará, e ainda Goreth Rubim, Gilberto Alves e Larissa Rubim, que atuam no Amazonas. 

image Caso Bruno e Dom: o que se sabe até agora após um ano da morte do indigenista e do jornalista inglês
Após os 365 dias do crime, as investigações da Polícia Federal continuam atrás dos responsáveis pelo crime ocorrido no Vale do Javari, no Amazonas

image Justiça Federal anula processo contra acusados de matar Bruno Pereira e Dom Phillips
Defesa tem atuação do advogado paraense Lucas Sá, que questionou o fato de testemunhas não terem sido ouvidas e uma suposta tortura que consta num laudo com o Ministério Público

"Bruno Pereira atirou em Amarildo e Jefferson, que se defenderam do ataque. Oseney sequer estava no local. Estes são os fatos apurados no caso diante do juiz federal de Tabatinga, inclusive contando com o depoimento de uma testemunha ocular. Acontece que a todo momento nós, da defesa dos pescadores, estamos denunciando que os órgãos de investigação estão escondendo informações da defesa", afirmam os advogados. 

"Inclusive, pedimos a anulação de todo o caso dos pescadores por conta disso e agora iremos solicitar que a polícia federal nos forneça a documentação integral desta investigação paralela, pois é mais uma evidência de que não estão deixando que os pescadores se defendam de forma ampla, plena e irrestrita, conforme assegura a constituição", diz a defesa. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL