Explosões na Praça dos Três Poderes levam à suspensão de atividades na Câmara e STF

A medida foi tomada após um homem ter explodido um artefato em frente ao STF e outro carro ter explodido no estacionamento Anexo IV da Câmara

Hannah Franco
Reprodução | Agência Brasil
fonte

Na noite desta quarta-feira (13), um homem morreu após uma série de explosões na Praça dos Três Poderes, em Brasília. O suposto atentado aconteceu próximo aos prédios do Supremo Tribunal Federal (STF) e da Câmara dos Deputados. Por conta do ocorrido, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), anunciou a suspensão de todas as atividades legislativas e administrativas da Casa até as 12h desta quinta-feira (14), enquanto as autoridades conduzem uma investigação detalhada sobre o ocorrido.

Em comunicado, Arthur Lira declarou que a suspensão das atividades visa proteger “parlamentares, servidores, colaboradores e visitantes”, além de preservar a integridade do patrimônio público. Lira também determinou que uma avaliação minuciosa dos danos seja conduzida pelos setores responsáveis, acompanhada de medidas para garantir a segurança e restabelecer a funcionalidade dos prédios da Câmara.

A Polícia Legislativa foi acionada para conduzir uma investigação completa sobre as causas e responsáveis pelos incidentes.

VEJA MAIS

Bolsonaro fala sobre a morte de homem que se explodiu em frente ao STF: “Maluco”
O ex-presidente destacou que não tem "a menor ideia" de quem seja o homem e que tudo o que sabe sobre o caso veio pela imprensa

Candidato do PL morreu nesta quarta (13) ao explodir bombas na frente do STF Homem que explodiu carro na Praça dos Três Poderes foi ao plenário do STF
Francisco Wanderley Luiz visitou o Supremo no dia 24 de agosto e ironizou dizendo que era uma raposa no galinheiro

A primeira explosão foi registrada em frente ao STF, vitimando o homem identificado como Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiu França, ex-candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul, Santa Catarina. Momentos após a explosão inicial, um veículo no estacionamento da Câmara também explodiu.

As explosões resultaram na evacuação urgente dos ministros do STF e no isolamento da Praça dos Três Poderes pela Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) para impedir novos riscos.

A Polícia Legislativa foi acionada para conduzir uma investigação completa sobre as causas e responsáveis pelos incidentes.

Tiu França fazia duras críticas ao governo do presidente Lula e ameaçou cometer atentado dias antes Tiu França fazia duras críticas ao governo do presidente Lula e ameaçou cometer atentado dias antes (Reprodução Redes Sociais Tiu França)

No STF, o expediente foi igualmente suspenso até o meio-dia, enquanto as instalações são submetidas a uma varredura completa para verificar eventuais ameaças. O órgão divulgou nota informando que a situação será reavaliada ao longo da manhã desta quinta-feira. Após o atentado, o STF decidiu retomar o uso de grades ao redor da Corte para reforçar a segurança.

Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado, também suspendeu o expediente da Casa, medida confirmada pela assessoria de imprensa na noite da quarta-feira.

Investigações e reforço na segurança

A Polícia Civil do Distrito Federal já realizou a perícia no local e confirmou a abertura de um inquérito pela Polícia Federal para investigar o caso. Em comunicado, foi revelado que o veículo envolvido nas explosões tinha placa de Rio do Sul, no Vale do Itajaí, Santa Catarina.

Francisco Wanderley Luiz, a vítima, era o proprietário do carro e ficou conhecido na cidade como Tiu França, tendo se candidatado a vereador pelo PL em 2020. Ele teve 98 votos naquela disputa e não se elegeu.

Em declaração a imprensa, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, informou que o autor do atentado cometeu, de acordo com informações da polícia, um atentado suicida.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão d Mirelly Pires, editora web de OLiberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Brasil
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BRASIL

MAIS LIDAS EM BRASIL