CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Feirante paraense alcança meta em vaquinha virtual para estudar na USP

Manoel Santos de Souza (19), de Marituba, passou em primeiro lugar no curso de Letras da USP, mas não tem condições financeiras para bancar a viagem

João Thiago Dias
fonte

Manoel Santos de Souza conseguiu bater a meta da vaquinha virtual que criou, com o objetivo de arrecadar R$ 2.500, para bancar a viagem para a cidade de São Paulo (SP), onde vai cursar Letras da Universidade de São Paulo (USP). Ele passou no vestibular após uma rotina intensa conciliando trabalho e estudo, sendo aprovado em primeiro lugar na chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio do sistema de cotas sociais.

De acordo com a descrição feita no site usado por Manoel para pedir ajuda, o valor arrecadado será totalmente convertido para ajudá-lo durante o início do curso, "sendo esses custos: passagens diárias para a universidade, alimentação e despesas com materiais de estudo e documentações necessárias para atividades durante o curso".

image Reprodução

LEIA MAIS:
- UFPA abre inscrições para auxílios de permanência e moradia a calouros
- Ser aprovado no vestibular realiza sonhos que rompem a desigualdade

Os custos foram calculados com passagem de ônibus para São Paulo, alojamento, alimentação e uma bicicleta com equipamento para entregas de comida por aplicativo, para que o jovem consiga garantir uma renda para se manter durante os próximos meses. Amigos e familiares endossam a campanha, destacando que o valor precisa ser arrecadado no máximo até o dia 15 de fevereiro, já que o período de matrícula presencial na USP é de 18 a 19 de fevereiro. 

Caso a meta da vaquinha não seja alcançada, ele será obrigado a desistir da vaga na USP, que é avaliada como a melhor universidade brasileira, de acordo com várias pesquisas nacionais e internacionais.

Manoel também conseguiu ser aprovado no processo seletivo 2020 da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e na Universidade Federal do Pará (UFPA), ambas também em primeiro lugar no curso de Letras. No caso de não atingir a meta da campanha, o dinheiro arrecadado será utilizado para investir na segunda opção de vaga, que será a Uepa, com gastos em passagens de ônibus, alimentação e materiais acadêmicos. Veja o relato:

Manoel trabalha na feira de Marituba desde os 12 anos. Ele vende frutas e verduras com a mãe e a irmã dele. Por muitas vezes, precisou estudar na feira, durante o serviço. "Sou apaixonado pela área de linguística e literatura. Sou o primeiro da família a ingressar numa universidade pública e falo isso com muito orgulho porque estou abrindo portas para toda a geração que tem lá em casa", disse o feirante. "Toda essa batalha é pelo sorriso da minha mãe e da minha família", acrescentou.

Até o início da noite desta segunda-feira (03), faltando 12 dias para o encerramento da campanha, a vaquinha virtual já tinha arrecadado R$ 430. Quem quiser contribuir, pode acessar o site www.kickante.com.br/campanhas/ajudar-manoel-com-universidade. Qualquer outro tipo de investimento na carreira do futuro professor, ligar para 98023-8812.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Pará
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM