CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Vacina contra a Influenza está disponível para grupos prioritários

A mobilização segue até 28 de fevereiro de 2026 e a população pode buscar atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)

O Liberal
fonte

Todas as pessoas que fazem parte de grupos prioritários podem se dirigir a um posto de vacinação para tomar a dose anual da vacina contra o vírus da gripe Influenza. A mobilização segue até 28 de fevereiro de 2026 e a população pode buscar atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e espaços parceiros distribuídos pelos distritos de Belém.

A campanha, promovida pela Prefeitura de Belém por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), segue o calendário do Ministério da Saúde e é destinada aos grupos prioritários da Região Norte. A ação ocorre em todas as salas de vacinação da rede municipal de saúde e em instituições parceiras.

O objetivo é prevenir complicações e óbitos causados pelo vírus Influenza e reduzir a circulação viral durante o período de maior incidência da doença na Região Norte. A meta municipal é alcançar ao menos 90% de cobertura entre os grupos prioritários. O Dia D de mobilização está previsto para 29 de novembro.

Iniciada em 3 de novembro, a campanha disponibilizou a vacina, até o momento, somente para crianças, gestantes e idosos com mais de 60 anos, que são os grupos mais atingidos pela gripe. Agora, todos os outros grupos prioritários, como profissionais da saúde e educação, puérperas, povos indígenas, pessoas com comorbidades ou deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de segurança, população privada de liberdade, pessoas em situação de rua e demais públicos previstos em norma federal, passam a ser incluídos no calendário de vacinação.

VEJA MAIS

image Brasil soma 37 casos de sarampo neste ano e reforça vacinação em meio à alta no continente

image Dia D de Combate à Dengue terá mobilização e vacinação contra a doença em Belém
O dia de combate ao mosquito Aedes aegypti será neste sábado (08) na capital paraense

Além das salas de vacinação, a Sesma mantém estratégias complementares como vacinação domiciliar para pessoas acamadas e ações em instituições de saúde, abrigos, unidades prisionais e outros espaços onde há concentração de públicos mais vulneráveis. As iniciativas reforçam o compromisso da rede municipal em ampliar o acesso e reduzir riscos de surtos e complicações respiratórias típicas do período chuvoso.

Dia D de mobilização contra Influenza

O Dia D de mobilização da campanha será realizado no sábado, 29 de novembro, para facilitar o acesso à vacina especialmente para quem não consegue se imunizar durante a semana. A ação também ocorrerá em todas as salas de vacinação da rede municipal de saúde, além de pontos estratégicos definidos pela Sesma, o que garantirá uma alternativa para trabalhadores e demais públicos prioritários que não dispõem de tempo nos dias úteis. Ao longo de todo o sábado, equipes técnicas e de apoio estarão mobilizadas para oferecer atendimento contínuo, organizado e ampliar a cobertura vacinal em um único dia.

Confira abaixo quem faz parte dos grupos prioritários e onde encontrar a vacina contra a Influenza.

Grupos prioritários por etapa de vacinação:

  • Profissionais da saúde e educação
  • Puérperas
  • Povos indígenas
  • Pessoas com comorbidades ou deficiência permanente
  • Caminhoneiros
  • Trabalhadores de segurança
  • População privada de liberdade
  • Pessoas em situação de rua
  • Demais públicos previstos em norma federal

Salas de vacinação da rede municipal de saúde

UBSs – Segunda a sexta-feira (8h às 17h): UBS Vila da Barca; UBS Telégrafo; UBS Providência; UBS Paraíso dos Pássaros; UBS Barreiro I e II; UBS Canal do Pirajá; UBS Sacramenta, UBS Galo I; UBS Pedreira; UBS Panorama XXI; UBS Carmelândia; UBS Mangueirão; UBS Bengui II; UBS Parque Verde; UBS Sideral; UBS Satélite; UBS Tapanã; UBS Pratinha; UBS Paraíso Verde; UBS Curió; UBS Castanheira; UBS Mestre Alarino; UBS Marambaia; UBS Água Cristal; UBS Souza; UBS Águas Lindas; UBS Parque Amazônia I; UBS Terra Firme; UBS Cremação; UBS Condor; UBS Guamá; UBS Portal da Amazônia; UBS Jurunas; UBS Riacho Doce; UBS Radional; UBS Combu; UBS Icoaraci; UBS Eduardo Angelim; UBS Paracuri I; UBS Tenoné II; UBS Parque Guajará; UBS Outeiro; UBS Fama; UBS Fidélis; UBS Cotijuba; UBS Maracajá; UBS Baía do Sol; UBS Carananduba; UBS Sucurijuquara; UBS Aeroporto; UBS Furo das Marinhas e UBS Fátima.

Instituições parceiras

  • Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Município de Belém (Iasb) – Segunda a sexta-feira (8h às 14h)
  • Unidade de Referência Especializada Materno-Infantil e Adolescente (Uremia) – Segunda a sexta-feira (8h às 17h)
  • Centro Saúde Escola do Marco (CSE), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) – Segunda a sexta-feira (8h às 17h)
  • Hospital Geral de Belém (Exército) – Segunda a sexta-feira (8h às 17h)
  • Hospital da Aeronáutica de Belém – Segunda a sexta-feira (7h às 12h e 13h às 15h)
  • Hospital Naval de Belém – Terça e quinta-feira (8h às 12h)

SERVIÇO:

  • Campanha de vacinação contra Influenza da Região Norte
  • Data: 03/11/2025 a 28/02/2026
  • Local: Salas de vacinação da Rede Básica de Saúde e instituições parceiras
  • Horário: 8h às 17h
Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM