Trânsito será desviado na BR 316 para construção de dois túneis

Desvio no fluxo à altura do quilômetro 7 passa a valer na manhã do domingo (19)

Redação integrada de O LIberal

A partir de domingo (19), o trânsito passará por mudanças na BR-316: um desvio provisório passará a reordenar o fluxo na altura do quilômetro 7 para a construção dos dois túneis que darão acesso ao Terminal de Integração de Ananindeua, exclusivos para os ônibus do BRT Metropolitano. Os túneis integram as obras do governo do Pará que fazem parte da requalificação da BR-316, executadas pelo Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM).

O desvio no trânsito passa a valer às 7h de domingo (19), ao lado da entrada do conjunto Júlia Seffer, no sentido Belém-Marituba. O fluxo manterá as três faixas de trânsito naquele trecho da rodovia por cerca de 300 metros. Ele está estruturado com calçada, ciclovia e iluminação. Segundo o NGTM, o objetivo do desvio é garantir, durante a execução dos trabalhos, fluidez ao tráfego e segurança a motoristas, pedestres e ciclistas que transitam na região.

A rota é provisória e servirá para a execução de um conjunto de obras, como a primeira etapa que é a construção das passagens inferiores, também a construção do viaduto - para o acesso dos veículos ao Terminal de Ananindeua - e passarela para pedestres - uma das 13 que prevê o projeto. A área do desvio estará sinalizada e contará com o apoio de agentes do Departamento de Trânsito do Estado (Detran-PA). O NGTM não informou até quando o desvio na BR-316 será necessário, tampouco quando termirará essa etapa das obras que fazem parte do BRT Metropolitano.  

As obras de requalificação da BR-316 ocorrem nos primeiros 10,8 quilômetros da rodovia, do trecho entre o Entroncamento até a área próxima à entrada da Alça Viária. Além dos Terminais de Integração de Ananindeua e Marituba, também serão instaladas, ao todo, 26 estações de passageiros (13 em cada sentido); 13 novas passarelas; quatro túneis de acesso do BRT Metropolitano e o Centro de Controle Operacional (CCO), na avenida Augusto Montenegro.

A requalificação da BR-316 prevê ainda a implantação de pistas com três faixas de rolamento com pavimento flexível nos dois sentidos, uma faixa em cada sentido - exclusiva para o BRT -, além de duas ciclovias, sendo uma em cada sentido, dois passeios para circulação de pedestres, faixa de piso tátil, rampas de acessibilidade e mobiliário urbano (com informações da Agência Pará).

 

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

MAIS LIDAS EM BELÉM