Todos os alunos da rede municipal voltam para o formato presencial no próximo dia 16

Com avanço da vacinação contra covid-19, estudantes, famílias e de gestores educacionais esperam por ano letivo de 2022 todo presencial 

Eduardo Rocha
fonte

Thales Aragão dos Santos tem 12 anos de idade e pretende ser advogado. Ele cursa o 7º ano do Ensino Fundamental da EMEIF  Palmira Lins de Carvalho, no bairro da Marambaia, em Belém.

Thales, como tantos estudantes no Pará, tem vivido tempos desafiadores na pandemia da covid-19 para dar continuidade aos estudos e não vê a hora de voltar a dispor de aulas 100% presenciais.

Essa demanda do estudante começará a ganhar corpo no próximo dia 16, quando a rede municipal pública de Ensino de Belém retomar a totalidade das aulas no formato presencial nas escolas. Ele e outros estudantes esperam que o ano letivo em 2022 seja todo com aulas presenciais, bem diferente do que ocorreu em 2020 e em 2021.

Essa expectativa se dá a partir do avanço da vacinação no Estado e o cenário favorável da covid-19 no País.

"Estudar na pandemia tem sido um pouco difícil, porque assistir a aulas não presenciais é diferente da sala de aula; não podemos fazer pergunta direta ao professor a qualquer hora. Eu espero que as aulas possam ser todas presenciais em 2022, porque, assim, fica melhor para estudar, para rever os amigos e ter interação maior com os professores", declara Thales. Ele acrescenta que gosta bastante de estar na escola, "um lugar que abre novos horizontes para a profissão".

Os pais de Thales, a assistente social Marta Regina Santos, 47 anos, e o eletricista Mauro Aragão, 54 anos, dão todo apoio ao estudo do filho caçula. "Em 2020, ele teve aula não presenciais , e, em 2021, está no presencial alternado desde 11 de outubro", afirma dona Marta.

"Eu tenho expectativa de que o Thales possa ter aulas 100% presenciais em 2022, haja vista a vacinação estar avançando, e aí a gente fica mais tranquila", acrescenta.

Rede municipal

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semec), "no próximo dia 16 de novembro começa a terceira etapa de retorno presencial nas escolas, totalizando 100% das turmas, inicialmente com a Educação Infantil.

Depois, no dia 22 de novembro, com o ensino fundamental menor e a 1ª e 2ª totalidade da educação de jovens, adultos e idosos. E no dia 29 de novembro com o ensino fundamental maior e a 3ª e 4ª totalidade da educação de jovens, adultos e idosos". "No planejamento do ano letivo 2022, está previsto a continuidade do regime presencial com 100% dos estudantes", repassa a Semec.  

Desde que as aulas presenciais retornaram em 13 de setembro de forma escalonada, as escolas vêm cumprindo os protocolos de biossegurança como: a frequência reduzida de alunos, ações de desinfecção das unidades com pulverizações; instalação de tapete com hipoclorito para higienização dos sapatos na entrada e saída dos alunos; controle de temperatura com termômetro de testa infravermelho; instalação de dispensadores de álcool em gel; e instalação de pias na entrada das escolas, com água e sabão para higienização das mãos.

Uma inovação nesse processo é que a Semec, assessorada pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), conta com o aplicativo Guardião e Guardiãs da Saúde na Educação, da Sesma, no qual os servidores das escolas notificam casos suspeitos da covid-19, assim como outros adoecimentos nas unidades escolares.

Formatos

Na pandemia, desde o final de março de 2020, a Semec entregou um kit pedagógico aos pais dos estudantes, criou um blog pela Semec, que registrou saldo positivo com mais de 61 mil acessos registrados. Outro investimento foi o lançamento do programa "Educa Belém - Aprendendo em casa”, transmitido pelo canal 47, da Rede TV, de segunda a sexta-feira, com tradução em libras e duração de 2h30, dividido em dois horários. A transmissão começou em 14 de maio de 2020 e encerrou em dezembro.

Em 2021, avaliando o acesso à internet e ao canal de televisão, a Secretaria optou pelo ensino não presencial por meio de atividades pedagógicas impressas e atividades via whatsapp, google formulário, blog. Até retornar com as aulas presenciais no dia 13 de setembro de forma gradual e escalonada. A rede da Semec é integrada por 203 unidades educativas de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens, adultos e idosos para atender mais de 72 mil alunos.

No Estado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que as aulas na rede pública estadual retornaram 100% de forma presencial no dia 1º de outubro. A Seduc reitera que todas a unidades em funcionamento cumprem os protocolos de segurança estabelecidos para o combate à covid-19.

Como repassa a Secretaria, a rede pública estadual contempla 821 escolas/anexos em todo o Estado e 578.793 alunos.

Particulares

A perspectiva do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Estado do Pará (Sinepe PA) é retornar à normalidade das aulas 100% presenciais em 2022. "Durante os últimos meses, com o avanço da vacinação, algumas escolas já começaram a liberar a frequência das aulas presenciais para todos os alunos, mas ainda mantendo a possibilidade do ensino à distância para quem assim preferir", informa o sindicato.

Todas as medidas de segurança sanitária para proteger alunos, professores e servidores foram tomadas ao longo dos anos de 2020 e 2021, sempre de acordo com as orientações das autoridades sanitárias e decretos governamentais, como repassa o Sinepe PA. Portanto, "todos os estabelecimentos de ensino estão preparados para retomar as atividades presenciais em sua totalidade", acrescenta.

Funcionamento

Desde de março de 2020, como explica o sindicato, todos os estabelecimentos particulares de ensino se adaptaram às mudanças impostas pela pandemia para que nenhum aluno fosse prejudicado pela suspensão das aulas presenciais nos momentos mais graves. Foram feitos investimentos em equipamentos e capacitação para que o ensino continuasse à distância. Posteriormente, esse sistema foi mantido junto com as aulas presenciais, o sistema híbrido, que, na maioria das escolas se mantém, mas já em migração total para retomada 100% presencial, obedecendo a todos os protocolos sanitários, com distanciamento e uso de máscaras e álcool gel.

As instituições de ensino privado atendem 400 mil alunos em todo o Estado do Pará, gerando cerca de 40 mil empregos diretos além de postos de trabalho indiretos, informa o Sinepe PA.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM