CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Sindicato dos profissionais da educação pede suspensão das aulas presenciais em Belém

A representação dos educadores protocolou o pedido na manhã desta quinta-feira (20)

O Liberal

Os coordenadores do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp), os professoras Silvia Letícia e Miriam Sodré, representantes da categoria no Conselho Municipal de Educação de Belém (CMB), protocolaram, na manhã desta quinta-feira (20), um pedido de suspensão das aulas presenciais na rede estadual e municipal de ensino. Segundo as coordenadoras do Sintepp Belém, o mesmo pedido já foi feito à Secretaria Municipal de Ensino (Semec). 

VEJA MAIS

image Pais de alunos pedem suspensão de aulas presenciais após três jovens testarem positivo para covid-19
Os responsáveis afirmam que a direção da da Escola São Vicente de Paula, no bairro do Telégrafo, em Belém, foi informada sobre a situação, porém as atividades educacionais seguem normalmente

image Ministério Público deve monitorar o retorno às aulas presenciais em meio à nova onda de covid-19 e surto de gripe
Os trabalhos serão desenvolvidos no sentido de fiscalizar a disponibilização do ensino remoto, bem como o cumprimento dos protocolos sanitários e a cobrança do passaporte vacinal

[[(standard.Article) Defensoria Pública do Estado vai fiscalizar vacinação de crianças e adolescentes matriculadas em escolas públicas e particulares]]

A professora informou que a solicitação se deve pela decorrência do aumento significativo de trabalhadores da educação infectados pela covid-19 ou que estão com a síndrome gripal. O Sintepp informou que fez um levantamento do sindicato junto à categoria e constatou que em cerca de 60 das 200 escolas da rede municipal de Belém existem professores, servidores comprovadamente com exames testados positivos e reagentes tanto para a covid-19 quanto para a Influenza.

"Primeiro temos que nos isolar para cuidarmos de nossa saúde, depois como receber alunos, pais e responsáveis na escola nessa situação de infectados?" disse a professora Miriam Sodré.

O Sintepp informou que aguarda posição da Semec e do Conselho Municipal. Se nada for feito para resguardar a saúde e a vida de educadores, estudantes, pais e responsáveis, o sindicato afirma que acionará o Ministério Público do Estado (MPE), assim como não se descarta greve sanitária da categoria. O Sintepp Belém foi  convocado para uma reunião de forma emergencial, assembleia online da categoria, nesta sexta-feira (21).

A Semec se manifestou  sobre o assunto por meio de nota. Confira:

“A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informa que “aguarda o parecer técnico epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) até amanhã, sexta-feira, 21, de orientação ao retorno das aulas presenciais, previsto para segunda-feira, 24.

A Semec informa, ainda, que a rede municipal de ensino está preparada para o retorno das aulas e conta com os Guardiões da Saúde na Educação, que notificam a Sesma casos suspeitos de Covid-19 e outras doenças. Esta semana, a rede está com Jornadas Pedagógicas em formato presencial e virtual. 

Caso seja preciso adiar o início das aulas, a Semec informa que o retorno se dará de forma gradual, primeiro do ensino médio e em seguida do ensino fundamental e educação Infantil, seguindo os protocolos de biossegurança.”

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM