Semana Santa: mesmo com chuva, fiéis acompanham Santa Missa de Domingo de Ramos em Belém

Na Catedral Metropolitana a programação começou antes das 8 horas, com bênção dos Ramos e procissão

Dilson Pimentel

A Semana Santa iniciou, neste domingo (24), com o Domingo de Ramos, em memória à entrada de Jesus em Jerusalém montado em um jumentinho - o símbolo da humildade - e aclamado pelo povo simples, que o acolhia com seus ramos de oliveiras e palmeiras como “Aquele que vem em nome do Senhor”.

Na Arquidiocese de Belém haverá a bênção dos Ramos, seguida de procissão e Santa Missa nas 104 paróquias, presidida pelos párocos e vigários de acordo com a programação de cada uma.

Na Igreja de Santo Alexandre a programação começou antes das 8 horas, com bênção dos Ramos e procissão, saindo dessa igreja para a Catedral Metropolitana de Belém, onde foi presidida a Santa Missa pelo Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.  A procissão foi bem rápida por causa da chuva. E chegou à Catedral antes das 9 horas.

A celebração foi transmitida ao vivo pela Rede Nazaré de Comunicação (TV Nazaré, Rádio Nazaré e redes sociais), emissora da Arquidiocese de Belém.

Após a missa na Catedral, Dom Alberto falou à imprensa. “Domingo de Ramos é o início da grande semana, a Semana Santa. Nós enxergamos o mistério Pascal a partir de vários ângulos”, disse. “Ele entrou em Jerusalém e foi muito bem recebido. Ao mesmo tempo em que a multidão gritava ‘hosana’ logo gritou: ‘crucifica-o’. É um mistério: alegria e tristeza”, afirmou.

VEJA MAIS

image O que é Domingo de Ramos? Saiba o significado da celebração
Data é um dos marcos mais populares da Igreja Católica

image Quando é a Páscoa 2024? Entenda por que a data sempre muda
Páscoa deste ano será celebrada domingo, dia 31 de março, mas a data muda todos os anos

Dom Alberto também disse que, a partir da próxima quinta-feira, a Igreja Católica celebra o Tríduo Pascal. “Na Quinta-Feira Santa, celebramos a Páscoa da Ceia. Na Sexta-Feira Santa, a Páscoa da Cruz. E, de sábado para domingo, a Páscoa da Ressurreição. É o mesmo mistério de Cristo que se torna presente em cada Eucaristia”, afirmou. O arcebispo desejou a todos uma Páscoa feliz.

 

image

A administradora Jéssica Fróes, 31 anos, assistiu à missa na Catedral, acompanhada do filho Gael (Thiago Gomes/O Liberal)

Administradora agradece pela saúde do filho

A administradora Jéssica Fróes, 31 anos, assistiu à missa na Catedral, acompanhada do filho Gael, que nasceu há pouco menos de um mês. “Todo ano eu venho. Desce cedo, fui criada na Igreja. Esse ano teve um simbolismo especial para mim: vim agradecer muito a Deus pela saúde do meu filho, que ainda não completou um mês de vida. Ele ficou quatro dias na UTI”, contou. “Essa é a primeira das muitas missas que o Gael vai participar”, completou Jéssica.

A dona de casa Rose Sarmento, 45 anos, também participou da missa. “É a Páscoa do Senhor. Ele morreu por nós e pelos nossos pecados. Vim para agradecer a Deus por tudo”, disse. “O que ele fez por nós na cruz não tem agradecimento que pague”, afirmou, emocionada.

Também no Domingo de Ramos é realizada a Coleta Nacional da Solidariedade, ação da Igreja Católica do Brasil, em virtude do encerramento da Campanha da Fraternidade (CF) 2024, que tem como tema “Fraternidade e Amizade Social”; e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).

Como gesto concreto, os recursos arrecadados na coleta são destinados ao apoio de projetos sociais relacionados ao tema da campanha. Do total da arrecadação, 60% ficarão para ações de caridades da Arquidiocese, que este ano será destinado para a Pastoral do Surdo, com mais de 20 anos de existência e atuação na Igreja Católica em Belém.

Já os 40% serão para o Fundo Nacional da Solidariedade, para uso de campanhas sociais no Brasil, conforme direcionamento da Coordenação de Campanhas da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM