Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Semana Santa: encontro de imagens marca esta sexta-feira (15/04) em Belém

Duas procissões se encontram, representando o calvário de Jesus e a ida da mãe, Maria, ao encontro dele. Evento volta a ocorrer após dois anos de pandemia de covid-19.

Fabyo Cruz e Dilson Pimentel

A Sexta-Feira Santa, em Belém, é marcada por duas tradicionais procissões que se encontram e que voltam a ocorrer após dois anos de pandemia de covid-19. Às 7h, da Basílica Santuário de Nazaré, sai a procissão do Nosso Senhor dos Passos, que representa Jesus Cristo carregando a cruz na caminhada de sacrifício que resultou na morte dele. Às 8h, da capela de São João Batista, sai a procissão de Nossa Senhora das Dores, que representa Maria indo ao encontro do filho para se despedir.

Semana Santa: Lava-Pés na Sé reforça necessidade do amor ao próximo Cerimônia religiosa relembra a instituição da Eucaristia e o gesto de Jesus Cristo a Última Ceia

Entenda o significado da Quaresma A partir desse período de penitência e reflexão, os católicos buscam um sentido novo para a vida

Pontualmente, a procissão do Nosso Senhor dos Passos saiu da Basílica, cercada de eventos e simbolismos que remetem à Via-Crúcis. Já na capela de São João Batista, uma bênção inicial foi feita com Nossa Senhora das Dores, antes da saída rumo à igreja das Mercês, retratando o ponto de vista de Maria no calvário.

Nossa Senhora das Dores, na capela de São João Batista, na missa que antecede a procissão até o encontro de Nosso Senhor dos Passos (Igor Mota / O Liberal)

Por volta de 10h, as duas procissões se encontram na Igreja das Mercês, resultando na missa e no sermão do Encontro das Imagens. É uma momento emocionante para a comunidade católica da capital paraense.

Vai viajar no feriadão? Veja o preço das passagens para municípios do Pará na Semana Santa A expectativa é de que a partir desta quarta-feira (13) uma grande quantidade de moradores de Belém viaje rumo ao interior para aproveitar os dias de folga

Feriado: fluxo de passageiros no Terminal Rodoviário de Belém foi intenso nesta quinta-feira (14) Filas foram registradas nos guichês de empresas de transporte intermunicipais e interestaduais

Mensagem de Maria é perseverança e fé, diz cônego

Cônego Roberto Cavalli, cura da Sé, explica que este momento, para a comunidade católica, significa que é para que os cristão vejam o exemplio de Maria, que como ele ressalta, com base no Evangelho, é um sinônimo de fé, esperança e perseverança.

"Este é o momento em que caminhamos com Maria. Ela vê, desde o início da vida, o destino de que ela irá sofrer. Mas continua firme na caminhada. Contemplamos ela vendo o filho carregar a cruz e morrer na cruz. Ela se mantém de pé. A mensagem dela é para não termos medo; de que a gente desista de caminhar com dignidade, fé e amor", diz Roberto.

A Redação Integrada de O Liberal acompanha as duas procissões e trará informações em tempo real. Acompanhe em OLiberal.com e nas redes sociais de O Liberal!

galeria encontro

Encontro das imagens emociona fiéis no centro de Belém

Pouco antes de 10h30, as duas imagens se encontraram em frente à igreja das Mercês. A praça ficou lotada, com pessoas ouvindo o sermão do Encontro, feito pelo padre Cleiton Marcos.

"É um momento de grande emoção. A celebração da vitória de Jesus sobre o pecado. Nesta procissão e o Sermão das Sete Palavras relembram que estamos fazendo também a Via Sacra. Quando celebramos o encontro, é a celebração do amor divino e do amor humano. O amor divino de Jesus para com sua mãe e a resposta humana de Maria com o amor pelo seu filho", comentou o arcebispo Metropolitano de Belém, dom Alberto Taveira.

Pouco antes das 11h, as duas imagens começaram a sair para a Catedral Metropolitana de Belém, para o encerramento de um dos eventos mais aguardados por católicos de Belém durante a Semana Santa.

LEIA MAIS

Sexta-Feira Santa em Belém: Estação da Docas, Parque do Utinga e Mangal das Garças estarão abertos A Organização Social Pará 2000, que administra esses espaços públicos, informou o horário de funcionamento nesses feriados e nas datas próximas

Confira o que funciona na Semana Santa em Belém Órgãos públicos, comércio, bancos, supermercados e espaços de lazer têm programação específica

Fim das máscaras: Belém libera o uso em ambientes abertos Algumas regras obrigatórias ainda estão mantidas, como uso das máscaras no transporte público e em casos de contato com pessoas doentes

Liberação do uso de máscaras em locais abertos é recebida com preocupação pelos belenenses Para a população a utilização do item de segurança ainda é indispensável

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM