Quanto tempo leva para cruzar a nova ponte entre Icoaraci e Outeiro? Veja a estimativa

Ligação estaiada Pastor Firmino Gouveia já está em funcionamento e substitui travessia por balsas

Hannah Franco

A nova ponte estaiada que liga os distritos de Icoaraci e Outeiro, em Belém, foi inaugurada no último sábado (18/10) e já começou a impactar positivamente a mobilidade urbana na Região Metropolitana. Com 507 metros de extensão, a estrutura substitui a travessia fluvial feita por balsas e embarcações, encurtando de forma significativa o tempo de deslocamento.

A Ponte Pastor Firmino Gouveia é mão dupla e conta com ciclofaixa e faixa para pedestres, o que permite a travessia a pé, de bicicleta ou em veículos. A obra também desafoga o fluxo na ponte Enéas Martins, que continua em operação para veículos de carga e deslocamentos industriais.

VEJA MAIS

image Grande Belém ganha nova ponte estaiada ligando Icoaraci e Outeiro, entregue pelo Governo do Estado
Obra estrutural para a mobilidade, integração e desenvolvimento urbano na Região Metropolitana da capital paraense foi inaugurada pelo governador Helder Barbalho neste sábado (18)

image Porto de Outeiro é reformado para receber navios durante COP 30
Obras buscam ampliar capacidade de hospedagem com cruzeiros atracados no Pará.

Quanto tempo leva para atravessar a nova ponte?

A principal mudança percebida pela população é no tempo de travessia. Com a nova ponte, o percurso entre Icoaraci e Outeiro pode ser feito em cerca de 5 minutos, especialmente por motos.

Para veículos de passeio, o tempo estimado é de 10 a 15 minutos, dependendo do horário e das condições de trânsito. O trajeto agora é direto, sem espera e sem custo.

Antes da entrega da estrutura, a travessia era feita por balsas, com tempo total que podia ultrapassar 30 minutos, considerando embarque, desembarque e filas. Já as lanchas rápidas faziam o percurso em 5 minutos, mas com operação limitada por horários.

Como era a travessia antes da ponte?

A travessia entre Icoaraci e Outeiro era feita, até recentemente, por meio de balsas (ferry-boats) e lanchas, com funcionamento contínuo, mas sujeito a filas, espera e tarifa.

As balsas levavam cerca de 10 minutos para cruzar o trecho, mas os atrasos no embarque e no desembarque podiam elevar o tempo total para 30 minutos ou mais. As lanchas ofereciam uma opção mais rápida, porém com capacidade reduzida. Também havia trajetos por navios, com tempo estimado em até 1 hora, ligando o porto da Brasília, em Outeiro, ao Terminal Hidroviário de Belém.

Assine O Liberal e confira mais conteúdos e colunistas. 🗞
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM