Grupo Liberal leva a grandiosidade do Círio de Nazaré ao Pará, Brasil e mundo
Cobertura multiplataforma destaca a religiosidade da devoção à padroeira dos paraense, Nossa Senhora de Nazaré
O Grupo Liberal vai levar a manifestação de fé, cultura e tradição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré ao Pará, ao Brasil e ao mundo. A cobertura especial mobiliza toda a infraestrutura midiática da empresa, reunindo repórteres, fotojornalistas, editores de texto e imagem, cinegrafistas, chefes de reportagem e coordenadores de núcleos especializados.
Na era de múltiplos formatos e do consumo de informação em tempo real, o Grupo Liberal integra novas tecnologias, com transmissões ao vivo, produção multimídia e ampla presença nas redes sociais.
Cobertura exige planejamento e integração
O diretor de conteúdo de O Liberal, Lázaro Magalhães, destaca que a cobertura jornalística “exige grande planejamento e logística, pois é um evento de grande fôlego, com múltiplos desdobramentos, não apenas no dia da grande procissão”. Segundo ele, o trabalho mobiliza toda a cadeia de profissionais, “dos repórteres aos que cuidam dos materiais que chegam das agências de publicidade”.
Para Lázaro, cada edição do Círio é única. “É tradição e também mudança: algo sempre vai acontecer e o Círio segue em transformação. Cabe a nós reportar esse fenômeno com sensibilidade e atenção às suas grandes histórias”, afirmou.
VEJA MAIS
‘Queremos mostrar a verdadeira dimensão que a festa tem’, diz diretora
A diretora de Conteúdo do Portal e Redes Sociais, Mary Tupiassu, ressalta que as plataformas do Grupo Liberal alcançam cerca de 300 milhões de visualizações por mês. “Nós entendemos que precisamos atender essa audiência com conteúdo atual e também atemporal. Queremos mostrar o que é o Círio para quem está em casa, fora de Belém ou até mesmo para quem nunca acompanhou a festa”, disse.
Mary explica que o principal desafio é realizar a cobertura em tempo real das várias manifestações e romarias. “Há a descida do Glória, a romaria fluvial, até o Grande Círio, no domingo. É uma articulação gigantesca, com equipes integradas para que o mundo inteiro possa entender o significado da festa”, completou.
Segundo a diretora, a cobertura contará com equipes nas ruas e outras fixas na redação. “Todos estarão atentos aos ritmos e acontecimentos da festividade, com foco no que é mais importante e na forma como o público acompanha — pelo celular, em tempo real”, explicou.
Integração das plataformas e emoção na cobertura
O diretor executivo de entretenimento, promoções e rádio web do Grupo Liberal, Ney Messias, destaca que “esta é provavelmente a cobertura mais importante do ano, pela emoção que envolve não só o público, mas também os profissionais que trabalham nela”.
“Como jornalista que já cobriu o Círio por 14 anos, sei da emoção desse trabalho. É bonito ver todas as equipes integradas para oferecer a melhor transmissão e traduzir toda a fé do povo paraense”, afirmou.
Tradição e atualidade do jornalismo impresso
Lázaro Magalhães ressalta que o jornalismo impresso, representado pelos jornais O Liberal e Amazônia, mantém papel central na cobertura. “Os jornais registram em detalhes, análise e riqueza de imagens o que foi o Círio. E o jornal não é mais só papel: ele se desdobra em áudios, vídeos e galerias integradas ao portal OLiberal.com”, destacou.
Segundo ele, a redação integrada está voltada a oferecer conteúdo completo, com credibilidade e precisão, nos formatos mais consumidos pela audiência.
Rádio Liberal amplia transmissões e alcança ouvintes em outros países
O diretor do Sistema Liberal de Rádios, Abner Luiz, explica que a rádio transmite as emoções do Círio há décadas e, pelo segundo ano, também com imagens ao vivo no YouTube. “A cobertura começa na sexta-feira (10), com o Traslado para Marituba e Ananindeua, e inclui a Trasladação e o Grande Círio”, afirmou.
Abner destacou que são mais de 40 profissionais envolvidos na transmissão pela Rádio Liberal FM, Rádio Liberal Mais, YouTube e portal OLiberal.com. “É uma cobertura acompanhada inclusive por ouvintes em outros estados e países”, concluiu.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA