Acessar
Alterar Senha
Cadastro Novo

Publicidade irregular em Belém: mais de 900 objetos foram removidos; saiba como denunciar

A atuação visa combater a poluição visual e práticas que ferem o código de postura do município

Fabyo Cruz

As ações de ordenamento para retirada de propagandas irregulares das vias públicas e faixas de festas privadas, promovidas pela Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb), retiraram das ruas de capital 73 placas, 230 faixas e 498 banners. Ao todo, foram 900 objetos removidos durante os meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. A atuação visa combater a poluição visual e práticas que ferem o código de postura do município. Três pastas municipais são responsáveis por auxiliar quem necessita utilizar essas ferramentas de forma regularizada. Saiba como denunciar.

VEJA MAIS

Mais de 2.200 propagandas irregulares são retiradas das ruas de Belém Amparada pelo Código de Posturas de Belém, a ação é da Secretaria Municipal de Urbanismo (Seurb)

Segundo a Prefeitura, a ação, realizada em diversos bairros da cidade pela manhã e à tarde, também leva orientação para retirada e regularização de objetos, faixas e banners colocados irregularmente. Mais presente nos grandes centros urbanos, a poluição visual pode ser representada por uma grande quantidade de elementos destinados à comunicação visual, como cartazes publicitários, anúncios, placas, pichações, outdoors, entre outros, geram desconforto visual para a população.

Ação beneficia idosos e pessoas com deficiência

Para Odineia Rodrigues, que há 40 anos reside no bairro do Guamá, a atuação da Seurb é muito importante. “Agora, as calçadas do bairro estão ótimas para os idosos e pessoas com deficiência se locomoverem”, afirmou.

Socorro Cruz, de 45 anos, diz que o trabalho de retirada de propagandas irregulares das vias públicas é muito necessário. “A cidade tem que ser bem cuidada para que seja bem vista, seja por quem vive nela ou por quem visita. Esse tipo de trabalho valoriza até o nosso bairro”, opinou.

O diretor do Núcleo Setorial do Código de Posturas, Jacintho Campina, comentou sobre a ação da gestão municipal. “Este é mais um trabalho realizado para transformar Belém em uma cidade mais bonita e limpa, seguindo o plano de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues. Nestes primeiros três meses as equipes percorreram diariamente os bairros do Barreiro, Cabanagem, Coqueiro, Guamá, Jurunas, Marambaia, Marco, Pedreira, Sacramenta, Nazaré, Umarizal, Bengui e Cremação", ressalta .

Jacintho Campina enfatiza que foi um trabalho intenso em 13 bairros para melhorar os aspectos urbanístico e paisagístico da capital e desobstruir as calçadas para o livre acesso no trânsito dos pedestres.

Orientação da Prefeitura de Belém

De acordo com a Prefeitura de Belém, há três pastas que auxiliam aqueles que precisam utilizar esse tipo de publicidade, para que possam buscá-las e também obter mais informações, além de requerer a regularização das propagandas dos estabelecimentos. São as Secretarias de Meio Ambiente (Semma), Urbanismo (Seurb) e Economia (Secon).

Por meio da Secretaria Municipal de Economia (Secon), a gestão municipal presta a orientação necessária para a correta exposição de publicidade. Basta acessar o Departamento de Comércio e Publicidade em Vias Públicas por meio dos telefones 3073-3107 ou 3073-3109. Esse serviço é gratuito.

Denúncias

As denúncias referentes à violação do Código de Posturas podem ser registradas pelo número (91) 3039-3707 ou via WhatsApp (91) 98418-3491, das 8h às 13h. Ou formalizar a denúncia, por escrito, na sede do órgão, localizado na avenida Governador José Malcher, nº 1.622, bairro de Nazaré. O denunciante não precisa se identificar, mas faz-se necessário o endereço correto do local para fiscalização.

Serviço

Para fazer denúncias:

Contato e horário de atendimento: (91) 3039-3707 ou via WhatsApp (91) 98418-3491, das 8h às 13h

Para buscar orientações com a Secom

Contatos: 3073-3107 ou 3073-3109

Belém
.

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM