CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Procissão homenageia Nossa Senhora da Conceição neste sábado

A romaria promete levar milhares de cristãos pelas ruas da Cidade Velha e do Jurunas

fonte

Neste sábado (8) é o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Para comemorar a data pela 71ª acontece a procissão em homenagem à santa realizada pela igreja de Nossa Senhora da Conceição, na rua Cesário Alvim com a travessa de Breves, na Cidade Velha. Já no final desta tarde, a romaria promete levar milhares de cristãos às ruas deste bairro e parte do Jurunas. Antes da procissão acontece uma missa. 

A procissão vai percorrer a rua Cesário Alvim, onde fica a igreja; travessa Monte Alegre; rua Honório José dos Santos, passando pela Praça Amazonas; e retornando pela rua Cesário Alvim, até chegar de novo na igreja, onde acontece o encerramento da festividade da paróquia.

HISTÓRIA

O dia da Imaculada Conceição é celebrada desde 1854, quando o Papa Pio IX definiu oficialmente o dogma da Santa e Imaculada Concepção de Maria.

De acordo com a crença católica, Maria, mãe de Jesus, teria nascido sem o pecado original. Por isso, o título "imaculada" Conceição, ou seja, sem mácula, sem mancha.
Mas, não foi sempre assim. De acordo com artigo da Canção Nova, em 1304, o Papa Bento XI se reuniu em Paris com doutores em teologia para discutirem questões relacionadas à Nossa Senhora da Conceição. Até então, a virgem Maria não era considerada como imaculada.

CÍRIO E HOMENAGENS

Este sábado, o município de Santa Izabel celebrou o centenário de uma das romarias mais belas e tradicionais do Pará. Na Vila de Caraparu, o Círio que percorre igarapés e rios do município celebrou o dia de Nossa Senhora da Conceição.

Em outeiro, a União Religiosa dos Cultos Umbandistas e Afro-Brasileiros do Estado do Pará (Urcabep) não realizará a tradicional festa oficial para celebrar Iemanjá, que está ligada ao dia da Imaculada Conceição.

Porém, homenagens são esperadas assim mesmo na Praia Grande, no Outeiro, conforme pedem as obrigações religiosas do culto afro-brasileiro - garante o presidente da Urcabep, coronel Itacy Domingues. Em 45 anos, essa é a primeira vez que o evento oficial a união religiosa deixa de acontecer.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Belém
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM BELÉM

MAIS LIDAS EM BELÉM